DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR: ROBÓTICA COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE FRAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6694Palavras-chave:
Didática transdisciplinar, Robótica educacional, Ensino de frações, Complexidade, EcoformaçãoResumo
O ensino de frações apresenta desafios históricos na educação básica, exigindo propostas pedagógicas inovadoras que integrem diferentes dimensões do conhecimento. Este artigo analisa uma sequência didática para o ensino de frações mediada pela robótica computacional, fundamentada nos princípios da didática transdisciplinar. A pesquisa, de natureza qualitativa e participante, utilizou a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCEs) para a construção da proposta e aplicou o método Delphi para a sua validação por especialistas. Os resultados demonstraram que a integração entre robótica educacional e abordagem transdisciplinar potencializa a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos complexos, amplia o interesse dos estudantes e favorece o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e ecológicas. Além disso, observou-se que a proposta favorece a articulação entre diferentes áreas do saber e contribui para a formação integral dos sujeitos, alinhada à perspectiva da ecoformação e da multirreferencialidade. Os dados indicam que a didática transdisciplinar mediada pela robótica computacional é uma estratégia promissora para superar fragmentações no ensino de frações e promover aprendizagens mais conectadas à complexidade da realidade.
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