DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR: ROBÓTICA COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE FRAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6694

Palavras-chave:

Didática transdisciplinar, Robótica educacional, Ensino de frações, Complexidade, Ecoformação

Resumo

O ensino de frações apresenta desafios históricos na educação básica, exigindo propostas pedagógicas inovadoras que integrem diferentes dimensões do conhecimento. Este artigo analisa uma sequência didática para o ensino de frações mediada pela robótica computacional, fundamentada nos princípios da didática transdisciplinar. A pesquisa, de natureza qualitativa e participante, utilizou a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCEs) para a construção da proposta e aplicou o método Delphi para a sua validação por especialistas. Os resultados demonstraram que a integração entre robótica educacional e abordagem transdisciplinar potencializa a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos complexos, amplia o interesse dos estudantes e favorece o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e ecológicas. Além disso, observou-se que a proposta favorece a articulação entre diferentes áreas do saber e contribui para a formação integral dos sujeitos, alinhada à perspectiva da ecoformação e da multirreferencialidade. Os dados indicam que a didática transdisciplinar mediada pela robótica computacional é uma estratégia promissora para superar fragmentações no ensino de frações e promover aprendizagens mais conectadas à complexidade da realidade.

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Biografia do Autor

Jonathan Faraco França, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Básica - PPGEB da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), formação pedagógica (especialização) em Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é instrutor de robótica - SESI - Departamento Regional do Estado de Santa Catarina. Integrante dos grupos de pesquisa Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS e do Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET.

Madalena da Silva, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação Básica (PPGEB) da UNIARP, Caçador, Santa Catarina, Brasil.

Ramón Garrote Jurado, Universidade de Borås

Professor sênior e pesquisador na Universidade de Borås, Suécia, na aplicação pedagógica das TIC no Ensino Superior. Pesquisa o uso interativo de Software Educacional no ensino superior.    

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

França, J. F., da Silva, M., & Garrote Jurado, R. (2025). DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR: ROBÓTICA COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE FRAÇÕES. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6694

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