O CAMPO INVESTIGATIVO DA DIDÁTICA: ENFOQUES EMERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6495Palavras-chave:
Didática crítica, Docência, Produção científicaResumo
Este artigo tem como objetivo identificar os enfoques emergentes da Didática no Brasil por meio de um mapeamento da produção científica publicada nos últimos dez anos (2015-2024). A pesquisa, de natureza qualitativa, selecionou 129 artigos a partir de um universo de 1.656 potenciais resultados iniciais. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do software IRAMUTEQ, utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) para identificar as categorias temáticas. Os resultados revelaram dois enfoques principais: metodológico e teórico. O enfoque metodológico destacou a predominância de estudos teóricos (52%) sobre empíricos (48%), com lacunas no detalhamento dos procedimentos de pesquisa. Já o enfoque teórico evidenciou a centralidade da Didática na formação de professores e sua articulação com tendências críticas, como a Didática Sensível, a Didática Freireana, a Didática Intercultural, a Didática Multidimensional e a Didática Transdisciplinar. Apesar do crescimento das abordagens críticas, observou-se uma concentração regional das publicações, com destaque para o Sudeste (36%), e um declínio nas publicações após 2022. Conclui-se que a Didática no Brasil está em transição, superando a tradição instrumental e adotando perspectivas críticas e multidimensionais, embora ainda enfrente desafios metodológicos e regionais. O estudo reforça a importância de ampliar pesquisas empíricas e fomentar a produção científica em regiões menos representadas, visando fortalecer a Didática como campo científico essencial para a formação docente e a promoção de práticas pedagógicas críticas e transformadoras.
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