DO MODELO OBEDIENTE A UMA ESCRITA SENSÍVEL E COLETIVA: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E ESCRITA ACADÊMICA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5944Palavras-chave:
Ciência da observação, Pensamento pós-abissal, Linguística Aplicada, Texto obediente, Escrita sensívelResumo
Este estudo, que se apresenta como um artigo, é fruto das discussões acerca do caráter epistemológico no fazer acadêmico, de modo geral, mas especificamente nos estudos em linguagem – e aqui direcionado para a Linguística Aplicada, em um componente curricular sobre metodologia (e escrita) de pesquisa ofertado no PPGLL-UFAL, em 2022. Objetiva problematizar os fundamentos da ciência da observação, cartesiano-positivista, seus abalos epistemológicos e seus novos rumos, em sentido pós-abissal. No entanto, o intuito maior é o de, sob tais reflexões sobre a produção cientifica na contemporaneidade, em específico nas ciências sociais e humanas, pôr em questão a escrita acadêmica, de modo a fornecer saídas para o modelo de texto obediente. Visamos, assim, provocar inquietações que instiguem à voz autoral na produção do texto acadêmico (tão cobrada em bancas de avaliação), ou, ao menos, frenesis que levem a um sussurro enunciativo. O estudo se faz relevante no contexto de dificuldades de escrita científica tão narradas e contadas no universo dos cursos de graduação e de pós-graduação. Dialogamos com Moita Lopes e Fabrício (2019), Perrotta (2004; 2022), Ribeiro (2021; 2022) e Santos (2001; 2008; 2010), dentre outros estudos. Por fim, apontamos para a necessidade e a viabilidade de uma escrita sensível e coletiva no fazer acadêmico, na produção de pesquisas em Linguística Aplicada.
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