Sobre a Revista

A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) é um veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, criado em 1996, com a edição de dois números anuais, passando a ser publicada na versão eletrônica, a partir de 2017, com publicação quadrimestral.

A LES tem o objetivo de contribuir com a divulgação do conhecimento científico no campo da Educação e áreas afins, produzido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A Revista publica resultados de pesquisas originais e inéditos, revisões bibliográficas e resenhas de obras relevantes para a área de Educação, em português, espanhol e inglês, em conformidade com sua política editorial.

Qualis (2017-2020): A3 |  ISSN: 1518-0743 | e-ISSN: 2526-8449 | Prefixo DOI: 10.26694

Anúncios

Suspensão de submissão de manuscritos

2025-11-16

Informamos que, devido ao grande número de trabalhos recebidos, a Revista Linguagens, Educação e Sociedade suspenderá temporariamente o recebimento de novos manuscritos no período de 16 de novembro a 31 de dezembro de 2025.

A medida é necessária para que nossa Equipe Editorial possa garantir a qualidade e o rigor científico das publicações, além de normalizar o fluxo de processamento dos artigos já submetidos.

O sistema voltará a aceitar novas submissões a partir de 1º de janeiro de 2026. Agradecemos seu interesse e compreensão.

Saiba mais sobre Suspensão de submissão de manuscritos

Edição Atual

v. 29 n. 61 (2025): Linguagens, Educação e Sociedade
					Visualizar v. 29 n. 61 (2025): Linguagens, Educação e Sociedade

v. 29 | n. 61 | Set./Dez. 2025: Linguagens, Educação e Sociedade

Publicado: 2025-09-13

Artigos

  • FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Erick Breno de Jesus Oliveira Silva, Edmilson Luiz Rafael
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.5670
  • SEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA ESCOLA: TRAJETOS DISCURSIVOS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO

    Gustavo Ferreira dos Santos, Vivianne Oliveira Gomes
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6491
  • EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO MUSEU: UM ESTUDO COM ADULTOS EM VISITA AO MUSEU DO HOMEM AMERICANO, NO PIAUÍ

    Luisa Massarani , Graziele Scalfi, Juliane Barros da Silva , Juliana Araujo
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6259
  • EDUCAÇÃO SENSÍVEL E COMPLEXA: CAMINHOS A PARTIR DE ROUSSEAU E MORIN

    Guilherme Henrique Martins Camargo, Dra. Núria Lorenzo Ramirez, Dr. João Henrique Suanno, Dr. Wilson Alves de Paiva
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6752
  • CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DOS PESQUISADORES EDUCACIONAIS A PARTIR DE RELATOS SOBRE SEUS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL

    Elaine da Silva Machado, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6007
  • AVALIAÇÃO INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

    Fernanda Marcon, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Virgínia Mara Próspero da Cunha
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6555
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR À LUZ DE PIERRE BOURDIEU: UMA LEITURA A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS DA EJA

    Anderson Felipe Leite dos Santos, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6454
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E CURRÍCULO: ANALISANDO AS TEORIAS DECOLONIAIS E PÓS-CRÍTICAS ENQUANTO CAMINHOS TRANSPASSADORES DA BNCC

    Polline Almeida de Oliveira, Marcelo Gomes da Silva
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6798
  • SENTIDOS, TENSIONES Y DISPUTAS EN LA DOCENCIA SECUNDARIA RURAL DURANTE LA PANDEMIA: EL CASO DE LA PROVINCIA DE MENDOZA (ARGENTINA) EN EL PERÍODO 2020-2022

    Alejandro Vassiliades, María Pía Cartechini
    1 - 19
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6734
  • INFRAESTRUTURA ESCOLAR: A POLÍTICA EDUCACIONAL DA ESTRATÉGIA 7.18 DO PME DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS-RJ

    Rubem Barboza Ferreira Neto
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6204
  • LEITURA DE CHARGES POLÍTICAS: ANÁLISE DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM GÊNERO MULTISSEMIÓTICO

    José Wesley dos Santos Silva, Renata Ferreira Rios
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.5915
  • A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: OS DIÁRIOS FORMATIVOS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

    Cristiane Gonçalves Hernandez, Fernanda Figueira Marquezan
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6090
  • O PAPEL DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

    Sabrina Cosendey Dutra da Silva, Karly Barbosa Alvarenga, Débora Danielle Alves Moraes Priebe
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.5919
  • O LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO PELO ESTADO DO CONHECIMENTO

    Angélio Nunes de Lima, Vera Lúcia Reis da Silva
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6651
  • SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CAMPO: COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR?

    Keylla Rejane Almeida Melo, Maria do Socorro Dias Costa
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6773
  • ATRAVESSAMENTOS ENTRE DANÇA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO

    Ana Cláudia Albano Viana, Avelino Aldo de Lima Neto
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6167
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE NOS ORIENTA O DOCUMENTO REFERÊNCIA DA CONAE-2024?

    Arilene Maria Soares de Medeiros
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.5587
Ver Todas as Edições