Sobre a Revista

A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) é um veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, criado em 1996, com a edição de dois números anuais, passando a ser publicada na versão eletrônica, a partir de 2017, com publicação quadrimestral.

A LES tem o objetivo de contribuir com a divulgação do conhecimento científico no campo da Educação e áreas afins, produzido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A Revista publica resultados de pesquisas originais e inéditos, revisões bibliográficas e resenhas de obras relevantes para a área de Educação, em português, espanhol e inglês, em conformidade com sua política editorial.

Qualis (2017-2020): A3 |  ISSN: 1518-0743 | e-ISSN: 2526-8449 | Prefixo DOI: 10.26694

Anúncios

Chamada Dossiê: Políticas de Ações Afirmativas e o Antirracismo na Pós- Graduação

2025-05-23

O dossiê "Políticas de Ações Afirmativas e o Antirracismo na Pós-Graduação" tem como objetivo compartilhar estudos e pesquisas que discutam as Políticas de Ações Afirmativas e as estratégias antirracistas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação no Brasil,  que contribuam para o debate teórico-metodológico acerca do marco legal estabelecido pelas Leis nº 12.711/2012 e nº 14.723/2023.

Organizadores:

Túlio Henrique Pereira  (Universidade Regional do Cariri)

Adilson Pereira dos Santos (Universidade Federal de Ouro Preto)

Prazo de submissão: até 15 de setembro de 2025

Saiba mais sobre Chamada Dossiê: Políticas de Ações Afirmativas e o Antirracismo na Pós- Graduação

Edição Atual

v. 29 n. 60 (2025): Linguagens, Educação e Sociedade
					Visualizar v. 29 n. 60 (2025): Linguagens, Educação e Sociedade

v. 29 | n. 60 | Mai./Set. 2025: Linguagens, Educação e Sociedade

Dossiê - Didática: tessituras para sentipensar complexo e transdisciplinar na educação contemporânea

Publicado: 2025-05-27

Dossiê Temático

  • DIDÁTICA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR: DA AUTO-HETERO-ECOFORMAÇÃO À FORMAÇÃO DOCENTE TRANSFORMADORA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6614
    Izabel Petraglia, Mariangelica Arone, Ana Cecília Espinosa Martinez
    1 - 25
  • DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TEA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6593
    Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Eriene Macêdo de Moraes, Benedito Orlando Mondlane
    1 - 23
  • ENSINO DE DIDÁTICA DE MODO REMOTO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: A VISÃO DOS ESTUDANTES

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6018
    Nadiane Feldkercher, Lui Nörnberg, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    1 - 28
  • AS DIMENSÕES DE APRENDIZAGEM DE UM PROJETO DE CIDADE EDUCADORA: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA CRÍTICA DECOLONIAL

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6600
    Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Regina Alves, Patrícia Magalhães
    1 - 28

Artigos

  • CAMINHOS HISTÓRICOS DO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5970
    MARILIA ABDULMASSIH
    1 - 20
  • PANORAMA HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE NO BRASIL: REVISITAR O PASSADO PARA PENSAR O FUTURO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5420
    Patrícia de Sousa Oliveira, Vanessa Therezinha Bueno Campos
    1 - 20
  • O PAPEL DO APOIO PEDAGÓGICO NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS EM CLASSES REGULARES

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6582
    Jenifer Rosa Ferreira, Marcelo Augusto Scudeler
    1 - 27
  • ESTÁGIO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COM A PALAVRA OS SUJEITOS DA ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5822
    Mari Clair Moro Nascimento, Raquel Lazzari Leite Barbosa
    1 - 3o
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E AVALIATIVA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6210
    Fabricio Storani de Oliveira, José Claudio Del Pino
    1 - 24
  • FORMAÇÃO CONTINUADA E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERESSES E INFLUÊNCIAS SUBJACENTES

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5402
    Danieli Bachtchen, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    1 - 25
  • EDUCAÇÃO 5.0: DELIMITANDO PARÂMETROS E CONSTRUINDO NOVAS DEFINIÇÕES

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6014
    Paulo Sérgio Pereira Bagestero, Daniel Henrique Roos
    1 - 27
  • DO MODELO OBEDIENTE A UMA ESCRITA SENSÍVEL E COLETIVA: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E ESCRITA ACADÊMICA NA CONTEMPORANEIDADE

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5944
    Fransuelly Raimundo Rêgo, Ismar Inácio dos Santos Filho
    1 - 23
  • 1º ANO NÃO É 1ª SÉRIE! REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE INFÂNCIA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6571
    Klinger Teodoro Ciríaco, Leny Rodrigues Martins Teixeira
    1 - 29
  • PONDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O FASCISMO SOCIAL E O CONTRAPONTO DA CIDADE EDUCADORA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.4753
    CAMILA CHIODI AGOSTINI, Daniela dos Santos
    1 - 24
  • ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6308
    Manuela Mendes Moreira, Terezinha Richartz
    1 - 30
Ver Todas as Edições