About the Journal
FOCO E ESCOPO
A Revista Revista Linguagem, Educação e Sociedade (LES) é um veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, criada em 1996, com a edição de dois números anuais, passando a ser publicada na versão eletrônica, a partir de 2017.
A LES tem por objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento científico na área da Educação e áreas afins, produzido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A Revista publica resultados de pesquisas originais e inéditas, resenhas bibliográficas e resenhas de trabalhos relevantes para a área da Educação, nos idiomas português, espanhol e inglês, de acordo com sua política editorial.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Os artigos submetidos para publicação na Revista LES devem ser inéditos (não terem sido publicados anteriormente em nenhum outro veículo) e não estarem sendo submetidos simultaneamente para outra publicação, tanto em mídia impressa quanto eletrônica. A Revista LES prossegue com a revisão por pares duplo-cega .
Os artigos recebidos serão inicialmente apreciados pelo Conselho Editorial, que realiza uma triagem inicial, para verificar a adequação do texto às normas, à linha editorial do periódico e seu potencial para publicação. Se aprovado nessa primeira avaliação, o artigo será enviado a pesquisadores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, preferencialmente vinculados a programas de Pós-Graduação em Educação, pareceristas ad hoc, com competência na temática/assunto do artigo avaliado, assegurando o processo de avaliação duplo-cego. Em caso de discordância entre os dois avaliadores, o trabalho é enviado a um terceiro avaliador.
Após esta fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento dos pareceres ad hoc emitidos. Os artigos aprovados sem ressalvas serão enviados ao Conselho Editorial Científico, que poderá solicitar ajustes para qualificar o conteúdo da publicação ou enviá-los ao editor sem comentários. Caso o texto precise ser modificado, as alterações propostas serão enviadas aos autores com as sugestões dos pareceristas ad hoc. Os artigos enviados para alterações devem ser devolvidos no prazo estabelecido pelo editor; caso contrário, serão arquivados. As modificações introduzidas no texto devem ser destacadas para verificação pelo Conselho Editorial do periódico, que verifica se as alterações solicitadas foram ou não realizadas, e, por fim, decide se o artigo será publicado ou não.
Os autores podem acompanhar todas as etapas do processo de avaliação e preparação por meio da plataforma. Os autores serão notificados, via e-mail, sobre a aceitação ou recusa de seus artigos. O Conselho Editorial não se responsabiliza pela revisão ortográfica, linguística e bibliográfica do trabalho. No entanto, a qualidade dos idiomas utilizados nos textos é requisito para a aprovação do trabalho, sendo de responsabilidade dos autores as revisões necessárias.
O prazo para avaliação dos trabalhos será de no máximo 6 (seis) meses, podendo variar conforme a disponibilidade e agilidade dos avaliadores.
FREQÜÊNCIA
A LES Magazine é publicada a cada quatro meses. O Journal também organizará Dossiês Temáticos e Edições Especiais.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E ABERTO
A LES Magazine oferece acesso gratuito e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio da democratização e do livre acesso ao conhecimento. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento do autor e publicação inicial neste periódico. A LES Magazine permite que seus autores registrem seus artigos em sistemas orientados à gestão da informação e comunicação de pesquisadores (Academia.edu, ResearchGate, etc.), bem como os publiquem em suas redes sociais.
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS
A Revista LES utiliza a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) . Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista, os titulares dos direitos são os autores dos manuscritos. Uma nova publicação do mesmo texto, por iniciativa do seu autor ou de terceiros, está sujeita à menção expressa da precedência da sua publicação neste periódico, citando a edição e a data desta publicação.
POLÍTICA DE AUTOARQUIVAMENTO
A Revista LES permite o autoarquivamento em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O autoarquivamento ou depósito de artigos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do artigo publicado que pode ser usada para esse depósito é a post-print (versão editorial). Por exemplo: PKP PN, LOCKSS e outros.
POLÍTICA DE PLÁGIO LIVRE
A LES Magazine adota uma política de combate ao plágio, portanto todos os artigos enviados são submetidos à análise de software antiplágio. Em caso de detecção de plágio, o artigo é reprovado.
POLÍTICA DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO
A Revista LES está comprometida com a ética na publicação e segue as diretrizes do Código de Conduta e Padrões de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Comitê de Ética em Publicações (COPE).
DEVERES DOS AUTORES
- Estabelecer consenso entre todos os coautores sobre a versão final do artigo submetido à avaliação; Nomear como autores exclusivamente aqueles que contribuíram significativamente para a concepção do projeto, a execução da interpretação dos textos e a redação do texto;
- Não envie o mesmo artigo simultaneamente para mais de um periódico;
- Não faça uso de dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, pois isso levará a Editorial a agir de acordo com os fluxogramas do COPE.
- Não use ideias ou trabalhos de outras pessoas sem dar o devido crédito, frase(s) do manuscrito de outra pessoa, ou mesmo o seu próprio, sem a devida citação. O Conselho Editorial da LES Magazine usa ferramentas computadorizadas para detectar plágio e suspeitas de má conduta serão tratadas de acordo com os fluxogramas do COPE.
- Não seja redundante em publicações. Os revisores são cautelosos em publicar as chamadas publicações "salami slicing".
- Em caso de pesquisa com participantes humanos é necessária a apresentação do Protocolo de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
- Além disso, uma declaração escrita deve ser fornecida em papel timbrado da instituição (declarações separadas para autores de diferentes instituições) e assinada por todos os autores, afirmando que cada participante e/ou seus responsáveis legais foram informados sobre os objetivos, métodos, possíveis riscos e benefícios proporcionados pelo estudo e sua publicação, bem como que o consentimento por escrito e assinado foi dado pelos participantes.
DEVERES DOS AVALIADORES
- Informe imediatamente os editores da revista LES caso não se sintam qualificados para analisar a pesquisa descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que avaliadores alternativos possam ser contatados.
- Não analise artigos que apresentem conflito de interesses.
- Emitir opiniões objetivas e construtivas, com considerações claras e corteses, baseadas em argumentos que as sustentem, a fim de servir aos autores para aprimorar seus artigos.
- Avaliar os artigos exclusivamente com base no seu conteúdo e independentemente de quaisquer outros fatores, sem distinção de raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, classe social dos autores.
- Trate todos os artigos recebidos no contexto da revisão científica por pares como documentos confidenciais e mantenha em sigilo toda e qualquer informação ou ideia privilegiada obtida por meio da revisão científica por pares, nunca as utilizando para ganho pessoal.
- Informe imediatamente os editores da revista LES se detectarem qualquer violação ética.
DEVERES DOS EDITORES
- Garantir que o processo de revisão científica dos manuscritos enviados à LES Magazine seja anônimo, duplo-cego, justo e imparcial, e que todas as informações relacionadas a eles permaneçam confidenciais.
- Garanta que todos os manuscritos sejam revisados por dois revisores anônimos que tenham doutorado e sejam competentes na área de pesquisa do artigo, além de estarem livres de conflitos de interesse.
- Oriente os revisores a estarem cientes de questões éticas e possíveis inconsistências teóricas e metodológicas.
- Obtenha provas por escrito de que toda a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e declarações assinadas por todos os autores de que o consentimento foi obtido dos participantes.
- Utilize ferramentas e métodos para detectar textos plagiados quando houver suspeitas.
- Garantir que a aceitação ou rejeição de um manuscrito para publicação seja baseada apenas em sua importância, originalidade, clareza, validade e relevância para o escopo da Revista LES .
- Fornecer salvaguardas para mecanismos de apelação dos autores contra decisões editoriais.
- Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que ele seja adequado, bem como que o corpo de revisores expresse a qualidade da Revista LES .
- Convide revisores conforme necessário, usando uma ampla variedade de fontes para identificar possíveis revisores.
- Em caso de suspeita ou alegação de má conduta, tanto em relação aos trabalhos publicados quanto àqueles ainda em avaliação, atue de acordo com os fluxogramas do COPE.
- Assumir a responsabilidade por tudo o que é publicado na Revista LES e defender a liberdade de expressão e a valorização dos princípios democráticos.