ENSINO DE DIDÁTICA DE MODO REMOTO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: A VISÃO DOS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6018

Palavras-chave:

Didática, Ensino remoto emergencial, Tecnologias digitais, Formação de professores

Resumo

No artigo analisamos, na perspectiva dos estudantes dos cursos de licenciatura de universidades públicas brasileiras, o ensino de Didática de modo remoto emergencial em tempos de pandemia, identificando os desafios e as potencialidades vividos face ao uso das tecnologias digitais. A pesquisa empírica assumiu abordagem quanti-qualitativa, utilizando questionário on-line para a coleta para a coleta de percepções dos estudantes de licenciaturas de universidades brasileiras públicas que cursaram o componente curricular de Didática de modo remoto. A base teórica e analítica situa-se no campo da Didática e os resultados contemplam as condições de acesso e uso de tecnologias digitais, a articulação do ensino de Didática e das tecnologias digitais, seus desafios e possibilidades. Alguns estudantes criticaram o ensino remoto emergencial (ERE) dada as desigualdades no acesso e na utilização de recursos, sinalizando a necessidade de aprimoramento dos processos de ensino em ambientes virtuais. Eles destacaram, ainda, a importância da incorporação das tecnologias educacionais digitais (TEDs) em sua formação e em suas práticas docentes e apontaram que os conteúdos estudados foram pertinentes. Porém, percebemos que os estudantes apresentaram uma visão limitada do que seja a Didática, valorando o planejamento e a organização do ensino, sem contextualiza-lo e sem apontar suas bases teóricas.

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Biografia do Autor

Nadiane Feldkercher, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-doutora, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculada ao Departamento de Teoria e Prática da Educação. Atuou no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Integrante da Red de Inducción a la Docencia e do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino (Unoesc). Representante da região sul na Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). Editora associada da Roteiro (Unoesc). 

Lui Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Orientação Educacional pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji Paraná RO (2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Conselheiro do NATE (Núcleo de Apoio às Tecnologias Educacionais). Representante da Região Sul na ANDIPE (Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino); Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional - Linhas de Pesquisa: Formação de Professores de Ciências e de Matemática e Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Matemática. Atua e desenvolve estudos nos seguimentos: Formação de professores e Práticas de Ensino, Educação a Distância, Pedagogia Universitária, Pedagogia Hospitalar.

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas. Membro da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática. Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (Representante do Centro-Oeste). Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas (Acordo de Cooperação Internacional com 17 instituições). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação/UFG. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Feldkercher, N., Nörnberg, L., & Suanno, M. V. R. (2025). ENSINO DE DIDÁTICA DE MODO REMOTO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: A VISÃO DOS ESTUDANTES. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–28. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6018

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