ENSINO DE DIDÁTICA DE MODO REMOTO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: A VISÃO DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6018Palavras-chave:
Didática, Ensino remoto emergencial, Tecnologias digitais, Formação de professoresResumo
No artigo analisamos, na perspectiva dos estudantes dos cursos de licenciatura de universidades públicas brasileiras, o ensino de Didática de modo remoto emergencial em tempos de pandemia, identificando os desafios e as potencialidades vividos face ao uso das tecnologias digitais. A pesquisa empírica assumiu abordagem quanti-qualitativa, utilizando questionário on-line para a coleta para a coleta de percepções dos estudantes de licenciaturas de universidades brasileiras públicas que cursaram o componente curricular de Didática de modo remoto. A base teórica e analítica situa-se no campo da Didática e os resultados contemplam as condições de acesso e uso de tecnologias digitais, a articulação do ensino de Didática e das tecnologias digitais, seus desafios e possibilidades. Alguns estudantes criticaram o ensino remoto emergencial (ERE) dada as desigualdades no acesso e na utilização de recursos, sinalizando a necessidade de aprimoramento dos processos de ensino em ambientes virtuais. Eles destacaram, ainda, a importância da incorporação das tecnologias educacionais digitais (TEDs) em sua formação e em suas práticas docentes e apontaram que os conteúdos estudados foram pertinentes. Porém, percebemos que os estudantes apresentaram uma visão limitada do que seja a Didática, valorando o planejamento e a organização do ensino, sem contextualiza-lo e sem apontar suas bases teóricas.
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