RESIDÊNCIA MÉDICA TRANSDISCIPLINAR EM GENÉTICA: CONCEITO, PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO E DESENHO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6615Palavras-chave:
Educação, Programa Residência Pedagógica, Transdisciplinaridade, Calidade, Educacao superior, Residência Medica, Genetica, Desenho curricularResumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa e tese de doutorado do primeiro autor, supervisionada pelo segundo autor, desenvolvida no âmbito do ensino superior, especificamente na educação médica, que levanta a necessidade e a viabilidade de implementar um Programa de Residência Médica em Genética na Bolívia com uma abordagem transdisciplinar. Atualmente, não há Residências Médicas em Genética oferecidas em instituições de ensino superior que formam médicos na Bolívia. Com base em uma análise comparativa com programas internacionais e no paradigma da complexidade, é proposto um desenho curricular que integra conhecimentos de biologia molecular, bioinformática, ética médica, saúde pública e diversos outros ramos do conhecimento acadêmico. A falta de especialistas em genética na Bolívia cria uma lacuna clínica e de treinamento que impacta negativamente o sistema de saúde. A metodologia utilizada inclui a análise de programas existentes, entrevistas com especialistas e uma abordagem epistemológica baseada na transdisciplinaridade. A originalidade dos resultados da pesquisa reside na apresentação original do conceito, perspectiva de formação e desenho curricular, com potencial para ser implementado no sistema de formação boliviano, na Residência Médica em Genética Transdisciplinar. Conclui-se que a implementação deste programa melhoraria significativamente o atendimento médico, fortaleceria a pesquisa e permitiria o desenvolvimento de diagnósticos genéticos avançados no país.
Downloads
Referências
ARCIELLO, Daniele; SEVILLA-VALLEJO, Santiago; GARCÍA-NISTAL, Joaquín. Daniele Arciello, Santiago Sevilla-Vllejo y Joaquín García Nistal (eds.), "Ojos indagadores: nuevas miradas hacia la ética, la historia y la literatura en el ámbito humanístico. Estudios de caso", 2024. 10.14201/0AQ0355.
GONZÁLEZ-GARAY, M. L.; MCGUIRE, A. L.; PEREIRA, S. & LÁZARO-MUÑOZ, G. Ethics in genetics research. American Journal of Human Genetics, 104(5), 917-921, 2019.
MONTAÑO-ARRIETA, RAFAEL EDUARDO. Residencia Médica Transdisciplinar En Genética: Concepto, Perspectiva Formativa Y Diseño Curricular. Tesis. Centro Psicopedagogico Y De Investigación En Educación Superior – CEPIES, Universidad Mayor de San Andrés - UMSA, 2024. 396p.
MORIN, Edgar. El método: la naturaleza de la naturaleza. Ediciones Cátedra, 2008.
MORIN, Edgar. Seven Complex Lessons in Education for the Future. UNESCO, 2002.
NG, Sarah. B et al. Targeted capture and massively parallel sequencing of 12 human exomes. Nature, 461(7261), 272-276, 2010.
NICOLESCU, B. Manifesto of Transdisciplinarity. SUNY Press, 2002.
NICOLESCU, B. From Modernity to Cosmodernity. SUNY Press, 2014.
PETRAGLIA, I., ARONE, M., & ESPINOSA MARTINEZ, A. C. Didática Complexa e Transdisciplinar: Da Auto-Hetero-Ecoformação à Formação Docente Transformadora. Linguagens, Educação e Sociedade, 29(60), 1–25, 2025. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6614
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 493 p [Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação]. Universidade Católica de Brasília–UCB, Brasília-DF, 2015.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Para além dos territórios disciplinares: Transdisciplinaridade como princípio-estratégia de reorganização do conhecimento. Debates em Educação, 14(36), 270-280, 2022.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Aprendizagem Baseada em Problemas: qual a finalidade da formação médica que utiliza metodologias ativas? os fins serão traduzidos através dos meios? Educação em Revista. 40(40), 2024.
WHO. World Health Organization. Genomic medicine and global health: Ethical, legal and social implications. Geneva: WHO, 2020.