RESIDÊNCIA MÉDICA TRANSDISCIPLINAR EM GENÉTICA: CONCEITO, PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO E DESENHO CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6615

Palavras-chave:

Educação, Programa Residência Pedagógica, Transdisciplinaridade, Calidade, Educacao superior, Residência Medica, Genetica, Desenho curricular

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa e tese de doutorado do primeiro autor, supervisionada pelo segundo autor, desenvolvida no âmbito do ensino superior, especificamente na educação médica, que levanta a necessidade e a viabilidade de implementar um Programa de Residência Médica em Genética na Bolívia com uma abordagem transdisciplinar. Atualmente, não há Residências Médicas em Genética oferecidas em instituições de ensino superior que formam médicos na Bolívia. Com base em uma análise comparativa com programas internacionais e no paradigma da complexidade, é proposto um desenho curricular que integra conhecimentos de biologia molecular, bioinformática, ética médica, saúde pública e diversos outros ramos do conhecimento acadêmico. A falta de especialistas em genética na Bolívia cria uma lacuna clínica e de treinamento que impacta negativamente o sistema de saúde. A metodologia utilizada inclui a análise de programas existentes, entrevistas com especialistas e uma abordagem epistemológica baseada na transdisciplinaridade. A originalidade dos resultados da pesquisa reside na apresentação original do conceito, perspectiva de formação e desenho curricular, com potencial para ser implementado no sistema de formação boliviano, na Residência Médica em Genética Transdisciplinar. Conclui-se que a implementação deste programa melhoraria significativamente o atendimento médico, fortaleceria a pesquisa e permitiria o desenvolvimento de diagnósticos genéticos avançados no país.

Downloads

Biografia do Autor

Rafael Eduardo Montaño Arrieta, Instituto de Genética. FMENT - UMSA

Doctor en educación superior por el Centro   Psicopedagógico   y   de   Investigación   en   Educación Superior. CEPIES de la Universidad Mayor de San Andrés. Diplomado en Cardiología Fetal. Univ. Católica de Córdova, Argentina. Medicina materno Fetal. Hospital Italiano. B.A. Argentina. Diplomatura Universitaria en Parasitología Humana. Universidad Kennedy. Buenos Aires, Argentina. Especialidad en Biología Molecular y Citogenética, Euroinnova, Univ. Nebrija España . Especialidad por Residencia Medica en genética Clínica por la Universidad de La Habana, Cuba, Diplomado en Gerencia de Instituciones y Programas de Salud. Universidad de Ciencias Médicas de la Habana. Instituto de Ciencias Básicas y Preclínicas “Victoria de Girón” de La Habana, Cuba. Magister en Ciencias Biológicas y biomédicas, mención en Genética Médica, por la Universidad Mayor de San Andrés. Diplomado en   Organización   y   Administración   Pedagógica   del   Aula   en   Educación Superior, por el Centro   Psicopedagógico   y   de   Investigación   en   Educación Superior. CEPIES de la Universidad Mayor de san Andrés. Graduado como Medico – Cirujano, por la Universidad Mayor de San Andrés. Docente investigador titular. Instituto de Genética. Facultad de Medicina, Enfermería, nutrición y Tecnología Médica. Universidad Mayor de San Andrés. remontano@umsa.bo

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Vicecoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585 698 - DGP/CNPq. Membro da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED. Vicepresidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (2023-). Representante da Região Centro-Oeste da ANDIPE (2021-2022). Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (Acordo de Cooperação Internacional com 17 instituições) 2012-atual. Presidente RIEC Brasil (2022-). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT. Atua com as temáticas: Educação, Formação de Professores, Didática, Estágio curricular supervisionado, Complexidade, Transdisciplinaridade. marilzasuanno@uol.com.br

Referências

ARCIELLO, Daniele; SEVILLA-VALLEJO, Santiago; GARCÍA-NISTAL, Joaquín. Daniele Arciello, Santiago Sevilla-Vllejo y Joaquín García Nistal (eds.), "Ojos indagadores: nuevas miradas hacia la ética, la historia y la literatura en el ámbito humanístico. Estudios de caso", 2024. 10.14201/0AQ0355.

GONZÁLEZ-GARAY, M. L.; MCGUIRE, A. L.; PEREIRA, S. & LÁZARO-MUÑOZ, G. Ethics in genetics research. American Journal of Human Genetics, 104(5), 917-921, 2019.

MONTAÑO-ARRIETA, RAFAEL EDUARDO. Residencia Médica Transdisciplinar En Genética: Concepto, Perspectiva Formativa Y Diseño Curricular. Tesis. Centro Psicopedagogico Y De Investigación En Educación Superior – CEPIES, Universidad Mayor de San Andrés - UMSA, 2024. 396p.

MORIN, Edgar. El método: la naturaleza de la naturaleza. Ediciones Cátedra, 2008.

MORIN, Edgar. Seven Complex Lessons in Education for the Future. UNESCO, 2002.

NG, Sarah. B et al. Targeted capture and massively parallel sequencing of 12 human exomes. Nature, 461(7261), 272-276, 2010.

NICOLESCU, B. Manifesto of Transdisciplinarity. SUNY Press, 2002.

NICOLESCU, B. From Modernity to Cosmodernity. SUNY Press, 2014.

PETRAGLIA, I., ARONE, M., & ESPINOSA MARTINEZ, A. C. Didática Complexa e Transdisciplinar: Da Auto-Hetero-Ecoformação à Formação Docente Transformadora. Linguagens, Educação e Sociedade, 29(60), 1–25, 2025. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6614

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 493 p [Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação]. Universidade Católica de Brasília–UCB, Brasília-DF, 2015.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Para além dos territórios disciplinares: Transdisciplinaridade como princípio-estratégia de reorganização do conhecimento. Debates em Educação, 14(36), 270-280, 2022.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Aprendizagem Baseada em Problemas: qual a finalidade da formação médica que utiliza metodologias ativas? os fins serão traduzidos através dos meios? Educação em Revista. 40(40), 2024.

WHO. World Health Organization. Genomic medicine and global health: Ethical, legal and social implications. Geneva: WHO, 2020.

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Montaño Arrieta, R. E., & Suanno, M. V. R. (2025). RESIDÊNCIA MÉDICA TRANSDISCIPLINAR EM GENÉTICA: CONCEITO, PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO E DESENHO CURRICULAR. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–20. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6615

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.