APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: DIDÁTICA - TESSITURAS PARA SENTIPENSAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6780Palavras-chave:
didática, dossiê, educaçãoResumo
O Dossiê reúne 10 artigos que apresentam resultados de pesquisas e estudos sobre didática na formação humana em perspectiva humanística, crítica e transdisciplinar. Os artigos são de autoria de pesquisadores e pesquisadoras da área da Educação provenientes de diferentes países (Brasil, Espanha, Bolívia e Moçambique) e estados brasileiros.
Downloads
Referências
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver - manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015. 183p.
MORIN, Edgar. La Vía. Para el futuro de la humanidade. Tradução Núria Petit Fontseré. Barcelona: Paidós, 2011.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015. 493 p.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Entre brechas e bifurcações a didática segue em movimento e em contraposição ao neoliberalismo/neotecnicismo. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19601. Acesso em: 27 mai 2025.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Para além dos territórios disciplinares: transdisciplinaridade como princípio-estratégia de reorganização do conhecimento. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 270–280, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p270-280. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14778. Acesso em: 27 maio. 2025.