ATELIÊS DIDÁTICOS: TECENDO UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA SENSÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6513

Palavras-chave:

Formação de professores universitários, Pedagogia universitária, Didática sensível, Assessoria pedagógica universitária

Resumo

A formação pedagógica de professores universitários vem sendo historicamente negligenciada no Brasil – tal fenômeno se reflete desde o ingresso na carreira universitária, o qual se restringe à titulação acadêmica, sem obrigatoriedade de preparo didático. Como resultado, a prática docente está baseada, em parte, na reprodução de modelos pedagógicos tecnicistas e em práticas conteudistas transmissionais. Essa lacuna formativa conduz à adoção de uma pedagogia focada, muitas vezes, e apenas, em processos cognitivos ou técnicos. Embora exista um público interessado em questões pedagógicas e no desenvolvimento do pensamento crítico, na atualidade, observa-se que pouco se considera o papel das subjetividades, emoções e corporeidade na formação de professores. Este artigo se propõe a analisar os efeitos de uma pedagogia e didática sensíveis na formação de professores universitários, considerando seu potencial transformador não apenas na estrutura do pensamento, mas também nas dimensões subjetivas presentes nas práticas pedagógicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa e autobiográfica, utiliza diários de formação de docentes participantes dos Ateliês Didáticos promovidos pelo Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica da Universidade Federal da Bahia entre 2022 e 2023. Como resultado, a análise dos 42 diários de formação docente revelou um cenário complexo multifacetado da prática pedagógica no ensino superior, evidenciando tanto desafios estruturais quanto as potencialidades transformadoras de processos formativos baseados na abordagem sensível. Os registros demonstraram que os professores vivenciam um profundo processo de reflexão sobre suas concepções pedagógicas marcado por dúvidas e tensões ao se depararem com a necessidade de identificar e problematizar as bases que orientam sua prática.

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Biografia do Autor

Cristina D'Ávila, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, onde é Professora Titular de Didática. Pós-doutorado, Universidade Paris V (2015-2016). Professora Visitante Sênior, Universidade de Montréal (2022-2023). Pesquisadora Produtividade do CNPq (PQ2). Diretora científica da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ANDIPE. Pesquisadora do Laboratório interdisciplinar de pesquisa sobre ensino superior, LIRES, Universidade de Montréal. É coordenadora geral do Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica (NUFAP) da Universidade Federal da Bahia.É coordenadora da pesquisa realizada com a ANDIPE: “A Didática na formação de professores(as): um estudo sobre a Didática nos currículos dos cursos de Pedagogia em Universidades federais” - financiamento do CNPq 2022-2025.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

D’Ávila, C. (2025). ATELIÊS DIDÁTICOS: TECENDO UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA SENSÍVEL. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6513

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