ATELIÊS DIDÁTICOS: TECENDO UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA SENSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6513Palavras-chave:
Formação de professores universitários, Pedagogia universitária, Didática sensível, Assessoria pedagógica universitáriaResumo
A formação pedagógica de professores universitários vem sendo historicamente negligenciada no Brasil – tal fenômeno se reflete desde o ingresso na carreira universitária, o qual se restringe à titulação acadêmica, sem obrigatoriedade de preparo didático. Como resultado, a prática docente está baseada, em parte, na reprodução de modelos pedagógicos tecnicistas e em práticas conteudistas transmissionais. Essa lacuna formativa conduz à adoção de uma pedagogia focada, muitas vezes, e apenas, em processos cognitivos ou técnicos. Embora exista um público interessado em questões pedagógicas e no desenvolvimento do pensamento crítico, na atualidade, observa-se que pouco se considera o papel das subjetividades, emoções e corporeidade na formação de professores. Este artigo se propõe a analisar os efeitos de uma pedagogia e didática sensíveis na formação de professores universitários, considerando seu potencial transformador não apenas na estrutura do pensamento, mas também nas dimensões subjetivas presentes nas práticas pedagógicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa e autobiográfica, utiliza diários de formação de docentes participantes dos Ateliês Didáticos promovidos pelo Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica da Universidade Federal da Bahia entre 2022 e 2023. Como resultado, a análise dos 42 diários de formação docente revelou um cenário complexo multifacetado da prática pedagógica no ensino superior, evidenciando tanto desafios estruturais quanto as potencialidades transformadoras de processos formativos baseados na abordagem sensível. Os registros demonstraram que os professores vivenciam um profundo processo de reflexão sobre suas concepções pedagógicas marcado por dúvidas e tensões ao se depararem com a necessidade de identificar e problematizar as bases que orientam sua prática.
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