DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6593

Palavras-chave:

Didática, Formação de Professores, Educação Especial , TEA

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a didática na formação dos docentes universitários, com olhar voltado para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva da educação especial e inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada em autores da área da didática e formação de professores, além de leis, políticas afirmativas e decretos referentes à educação especial. A problemática emergiu da seguinte questão: Como a didática na formação do docente universitário implica no ato de ensinar para estudantes com TEA no ensino superior? Para repensar as contribuições da didática na formação do educador universitário, no contexto da educação inclusiva, pautou-se no diálogo com Candau e Leite (2007); Candau (2008); Pimenta e Lima (2010); Veiga e Silva (2020) e Veiga e Fernandes (2020) e constatou-se que a didática na formação do professor universitário implica num processo de ressignificação da prática pedagógica. Além disso, permite atender às especificidades dos estudantes com TEA para mediar o processo inclusivo e atuar com vistas à democratização do ensino e emancipação desse público.

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Biografia do Autor

Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutoranda em Educação (PPGE/FE/UFG). Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Inhumas, Goiás, Brasil. Endereço para correspondência: R. Cesário Silva, 1554, Inhumas - GO, Brasil.

Eriene Macêdo de Moraes, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação (PPGE/FE/UFG). Coordenadora Pedagógica de Projetos Institucionais. Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Luís Eduardo Magalhães, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Sergipe, n. 1106, Bairro: Jardim Imperial, Luís Eduardo Magalhães-Bahia, Brasil.

Benedito Orlando Mondlane, Universidade Pedagógica de Maputo

Doutorando em Educação (PPGE/FE/UFG). Mestre em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique), Docente na Escola Primária Completa 12 de Outubro tutelada pelo Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia da Matola (SDETM), Matola, Maputo Província, Moçambique

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Siqueira Santiago, C. B., Moraes, E. M. de, & Mondlane, B. O. (2025). DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TEA . Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6593

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