AS DIMENSÕES DE APRENDIZAGEM DE UM PROJETO DE CIDADE EDUCADORA: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA CRÍTICA DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6600

Palavras-chave:

Didática crítica, Decolonialidade, Cidade Educadora, formação de professores, Aprendizagem

Resumo

Este artigo explora o conceito de cidade educadora no contexto dos Projetos Educativos Municipais (PEM) em Portugal, em diálogo com a Didática Crítica Decolonial no Brasil (Candau, 2023; Bazzo, 2019, 2024; Oliveira, 2021). O objetivo é compreender os princípios e as dimensões que fundamentam esse modelo, enfatizando a importância de ambientes urbanos que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento social. A cidade educadora é concebida como um espaço de aprendizagem contínua, onde escolas e outros espaços urbanos se articulam por meio de práticas pedagógicas intencionais. Para se constituir como tal, a cidade deve considerar dimensões humanas do processo educativo, como a cognitiva, social, intercultural, emocional, ambiental, prática, ética e política. Seus princípios incluem diálogo, participação, inclusão, diversidade, cidadania e interculturalidade, essenciais para garantir a construção crítica de um espaço democrático que valorize as identidades históricas e culturais. A Didática Crítica Decolonial contribui para os PEM ao propor uma educação que visa descolonizar saberes e práticas pedagógicas opressoras e discriminatórias, superando violências simbólicas e materiais. Assim, a cidade deve ser um território de acolhimento, poder e transformação social, onde cidadãos de todas as idades tenham acesso à educação crítica e emancipatória.

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Biografia do Autor

Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras (UEFS) e especialista em Texto e gramática (UEFS/Unicamp), Mestra e Doutora em Educação (UFBA), com estágio pós-doutoral pela Universidade do Minho (Braga/PT) na área de avaliação e desenvolvimento curricular. É professora de Didática do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática e suas Multidimensões (GEPDiM) da UFSC.

Regina Alves, Centro de Educação da Universidade do Minho

Doutora em Ciências de Educação pela Universidade do Minho. Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Braga, Portugal.

Patrícia Magalhães, Centro de Educação da Universidade do Minho

Doutoranda do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Bazzo, J. L. dos S., Alves, R., & Magalhães, P. (2025). AS DIMENSÕES DE APRENDIZAGEM DE UM PROJETO DE CIDADE EDUCADORA: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA CRÍTICA DECOLONIAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–28. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6600

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