PONDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O FASCISMO SOCIAL E O CONTRAPONTO DA CIDADE EDUCADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.4753

Palavras-chave:

Fascismo Social, Contrato Social, Educação, Cidade Educadora

Resumo

O termo fascismo tem ressurgido na contemporaneidade, designando modelos de governo totalitários, permeados de inclinação neoliberal. Nessa medida, faz-se necessário pensar formas de contrapor esse sistema que exclui e desconsidera direitos mínimos do ser humano. O presente artigo possui o objetivo de traçar uma rota investigativa, ainda que preliminar, sobre o surgimento do fascismo social na atualidade, oriundo da crise do contrato social da modernidade e pela influência neoliberal, principalmente no Brasil. Com esse arcabouço teórico e conceitual, a pergunta de pesquisa pretende indagar:  como a cidade educadora pode atuar em contraponto à influência fascista de cunho neoliberal? Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, ancorada no método analítico-hermenêutico. Inicialmente, para a construção dos conceitos, serão utilizados pensadores como Antunes (2020), Santos (2010, 2021), Castells (2020), Dardot e Laval (2016), Foucault (2008), Stanley (2020), Cabezudo (2004), Lefevre (2001). Para o início da pesquisa, foi feita uma análise dos conceitos chaves, a fim de construir uma possível resposta à pergunta que move essa exploração, propondo conclusões, ainda que provisórias, nas análises e reflexões finais. Como resultado da pesquisa, consideramos que a cidade educadora, por seus princípios, preceitos e amplitude de ação, pode ser uma possibilidade potente de resistência ao modelo do fascismo social.

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Biografia do Autor

CAMILA CHIODI AGOSTINI, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação. Mestre em Ciências Humanas. Especialista em Direito Público. Graduada em Direito. Licenciada em Pedagogia. Servidora Pública Federal da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Passo Fundo.

Daniela dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo - Linha de pesquisa: Políticas Educacionais. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Faculdade Meridional (2015) - Área de Concentração: Direito, Democracia e Sustentabilidade. Pós graduada em Direito Civil e Processo Civil pela URI - Erechim (2007 a 2009); Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (2005); Docente na Universidade de Passo Fundo nas Faculdades de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis nas disciplinas: Direito Tributário, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e Direito Internacional Público e Privado. Integrante do Fórum de Mobilidade Urbana e Educação de Passo Fundo. Docente na Faculdade de Direito na disciplina Introdução à Teoria do Direito e Direito do Consumidor. Integrante do Núcleo de Apoio Pedagógico da UPF, promovendo apoio pedagógico aos professores da Instituição, desenvolvendo ações e programas voltados à inovação do processo ensino-aprendizagem - De 2020 à 2022 Integrante da Diretoria de Desenvolvimento e Formação Acadêmica UPF. Professora convidada nos Cursos de Formação de Profissional de Centro de Formação de Condutores. Professora Extensionista do Programa UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa. Coordenadora do Projeto Circulando Cidadania da UPF de 2018 à 2020. Colaboradora do Programa UniverCidade Educadora e Inteligente da UPF de 2017 à 2020. Colaboradora do Projeto Cidades Inteligentes (ICEG) - UPF de 2017 à 2020. Voluntária do Projeto de Extensão da Faculdade de Direito UPF "Balcão do Trabalhador" de 2019 à 2021. Palestrante na área de Educação e Trânsito. 

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

CHIODI AGOSTINI, C., & dos Santos, D. (2025). PONDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O FASCISMO SOCIAL E O CONTRAPONTO DA CIDADE EDUCADORA. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.4753

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