Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
INÍCIO
Atual
ANTERIORES
Sobre
SOBRE A REVISTA
EQUIPE EDITORIAL
SUBMISSÕES
Diretrizes para autores
Declaração de Privacidade
CONTATO
Indexadores
Avaliadores
2024
2023
2022
2021
2020
TEMPLATE
Português
Espanhol
Inglês
NOTÍCIAS
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 43 (2019)
n. 43 (2019)
Publicado:
2019-11-29
Editorial
EDITORIAL
NEIDE CAVALCANTE GUEDES
01-09
PDF
Dossiê Temático
PRODUÇÃO DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AÇÕES ARTICULATÓRIAS COM AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9607
MARIA JULIA CARVALHO DE MELO, LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
10-36
PDF
SENTIDOS DO DISCURSO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9735
SANTA MÓNICA JULIÃO MUGIME, CARLINDA LEITE
37-55
PDF
DISCURSOS SOBRE CURRÍCULO, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÕES POLÍTICAS, TENSÕES E APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9675
JADE JULIANE DIAS MOTA, RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
56-76
PDF
PASSOS EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: FUNDAMENTOS, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9637
JANSSEN FELIPE DA SILVA, DENISE XAVIER TORRES
77-105
PDF
SENTIDOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9713
MEYRE-ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA, JORALICE CRISTINA VIRGÍNIO DE MORAIS
106-126
PDF
OS DESAFIOS COM A UNIVERSALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9709
ELAINE CONSTANT
127-147
PDF
“AS PROPOSTAS BANAIS DA ESCOLA”: PERSPECTIVAS UNIVERSALISTAS DE POLÍTICAS CURRICULARES E SEUS ATRAVESSAMENTOS NOS CAMINHOS DA DOCÊNCIA E DA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9649
MARIA CLARA SANTIAGO CAMÕES, CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
148-169
PDF
DISPOSITIVO DE ANTECIPAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS: GOVERNANDO CRIANÇAS E DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9689
MARIA CAROLINA DA SILVA CALDEIRA
170-192
PDF
O LIVRO DIDÁTICO PARA PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ARTEFATO PEDAGÓGICO DA SUBJETIVAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9641
JULIANA DINIZ GUTIERRES BORGES, MARIA MANUELA ALVES GARCIA
193-221
PDF
APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9624
JOANE SANTOS DO NASCIMENTO, CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA LIMA DE SALLES
222-241
PDF
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA E O PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO EM LÍNGUA
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9664
MARIA DJANIRA VIEIRA VASCOCELOS, SOLANGE ALVES DE OLIVEIRA MENDES, CARLA PATRÍCIA ACIOLI LINS
242-264
PDF
Artigos
(RE)CONCEITUALIZAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ASSISTENCIALISMO, SERVIÇO SOCIAL E EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA SEMEC (1968-2007)
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.8437
PEDRO THIAGO COSTA MELO, LUÍS CARLOS SALES
265-286
PDF
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E CURADORIA DE INFORMAÇÕES NAS MÍDIAS DIGITAIS PARA A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.8875
CLAUDIA ZUCATELLI, ALAN CESÁR BELO ANGELUCI, ANA SÍLVIA MOÇO APARÍCIO
287-310
PDF
LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PÓS-GRADUANDOS
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9229
JOÃO BATISTA OLIVEIRA DA SILVA, ROCHELE DA SILVA SANTAINA, VERONICE CAMARGO DA SILVA
311-332
PDF
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA DO GÊNERO NOTÍCIA EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9329
CRISTIANE MALINOSKI PIANARO ANGELO, RENILSON JOSÉ MENEGASSI
333-352
PDF
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9373
MARÍLIA DE AZEVEDO ALVES BRITO, NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ
353-383
PDF
LA EDUCACIÓN PRIMARIA RURAL. DE POSICIONES Y PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9418
ANA MARÍA CADAVID ROJAS, LUISA FERNANDA ACOSTA CASTRILLÓN, ANDRÉS KLAUS RUNGE PEÑA
384-415
PDF
A EDUCAÇÃO NA TRÍPLICE FRONTEIRA (BR, PY E AR): TENDÊNCIAS NEOLIBERAIS
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9586
MARGARETE FRASSON
416-446
PDF
DA ESCOLA RURAL À ESCOLA DA CIDADE: RITOS DE PASSAGEM E (RE)CONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9404
ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA, HANILTON RIBEIRO DE SOUZA, NANCI RODRIGUES ORRICO, RITA DE CÁSSIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA
447-471
PDF
A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9343
FERNANDA JOSIRENE DE MELO FERREIRA, CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
472-490
PDF
A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA RURAL DE POSIÇÕES E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9994
ANA MARÍA CADAVID ROJAS, LUISA FERNANDA ACOSTA CASTRILLÓN, ANDRÉS KLAUS RUNGE PEÑA
491-515
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
idiomas
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Palavras-chave
confetos sociopoéticos
educação sentimental
arte urbana
ritos jovens
ciberespaço
jovem
biopolíticas
ubiquidade
escritas de si
produção de presença
produção de sentido
modo de vida
cegueira
proeja
ocem
curriculo
barralateral
REDES SOCIAIS
Preservação
Preservação Digital