DIDÁTICA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR: DA AUTO-HETERO-ECOFORMAÇÃO À FORMAÇÃO DOCENTE TRANSFORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6614Palavras-chave:
Didática Complexa e Transdisciplinar, Auto-Hetero-EcoformaçãoResumo
O artigo aborda a didática numa perspectiva complexa e transdisciplinar, enfatizando a necessidade de uma formação docente que contemple a inter-relação entre o sujeito, o outro e o ambiente. O objetivo é refletir como a Auto-Hetero-Ecoformação pode contribuir para uma prática pedagógica reflexiva e transformadora, que esteja alinhada com os desafios contemporâneos da educação. O estudo baseia-se em fontes de natureza bibliográfica e no corpo teórico do pensamento complexo de Edgar Morin, na didática complexa e transdisciplinar, cunhada por Marilza Suanno e na teoria tripolar, de Gaston Pineau. Os principais resultados destacam que a formação docente, quando fundamentada na Auto-Hetero-Ecoformação, amplia a compreensão dos processos educativos, favorecendo a integração do saber, do ser e do agir. A perspectiva de uma didática complexa e transdisciplinar possibilita um ensino mais dinâmico, contextualizado e dialógico, capaz de promover a autonomia e o desenvolvimento da consciência crítica dos educadores. Conclui-se que a adoção desta abordagem favorece a construção de uma prática docente mais sensível, inovadora e comprometida com a transformação social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. C. ‘La complejidad y el vuelo incierto de la mariposa.’ Revista Visión Docente Con-Ciencia-CEUArkos, no. 47, 2009, 5–20. Disponível em: https://www.ceuarkos.edu.mx/vision_docente/revistas/No.%2047.pdf
ARONE, M. Autoformação docente à luz do pensamento complexo. Tese Doutorado em Educação. Universidade Nove de Julho, UNINOVE/SP, Brasil , 2014.
BARBIER, R. La Recherche Action. Anthropos. París, Francia, 1998.
BRIGGS, John y Peat, F. David. Espejo y reflejo. Del caos al orden. Guía ilustrada de la teoría del caos y la ciencia de la totalidad. Editorial Gedisa. Grupo ciencias naturales y del hombre. Subgrupo Divulgación científica Vol. 10 Barcelona, 1994.
BOFF, L. As quatro ecologias: ambiental, política e social, mental, integral. Rio de Janeiro: Mar de Ideias, 2012.
D’AMBROSIO, U. « Conocimiento y valores humanos » Revista Visión Docente Con-Ciencia-CEUArkos, n. 35, p. 6–18, 2007.
ESPINOSA MARTÍNEZ, A. C.; TAMARIZ, C. ‘Un modelo transdisciplinario de educación para la Universidad.’ Master diss., Universidad de Valle de México, 2001.
ESPINOSA MARTÍNEZ, A. C. y GALVANI P (Coord.) Transdisciplinariedad y formación universitaria: teorías y prácticas emergentes. México: Centro de Estudios Universitarios Arkos, 2014a.
ESPINOSA MARTÍNEZ, A. C.; Abrir los saberes a la complejidad de la vida: nuevas prácticas transdisciplinarias en la universidad. México: Centro de Estudios Universitarios Arkos, 2014b.
GALVANI, P. La reflexividad sobre la experiencia: Una perspectiva transdisciplinar sobre la autoformación. 1ª Parte. Revista Visión Docente Con-Ciencia, (36), 5-11. C.E.U.Arkos. México. 2007a.
GALVANI, P. ‘Methodology’ in: The Merging of Knowledge. People in poverty and academics thinking together, edited by Fourth World University Research Group, 9–30. The United States: University Press of America, 2007b.
LIBÂNEO, J. C. Escola pública brasileira, um sonho frustrado: falharam as escolas ou as políticas educacionais? In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. (Org.). Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED/UFG, 2012.
LUCARELLI, E. Teoria y prática en la universidade: la innovación en las aulas. Buenos Aires: Miño y Dávila Editora, 2009.
MARTÍNEZ, M. El Paradigma emergente. Hacia una nueva teoría de la racionalidad científica. (2ª edición) Editorial Trillas. México, 1997.
MARTÍNEZ, M. La nueva ciencia. Su desafío, lógica y método. Editorial Trillas. México, 1999.
MATURANA, H. y VARELA, F. De máquinas y seres vivos: Autopoiesis, la organización de lo vivo. Chile: Editorial Universitaria, 137 p. 1998.
MATURANA, H. y VARELA, F. El árbol del conocimiento. Las bases biológicas del entendimiento humano. Argentina: Lumen, 172 p. 2003.
MEIRELLES, C. Vaga Música. São Paulo: Editora: Global: 1942/2001, p.411.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes. Complexidade, transdisciplinaridade e educação. Novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. Brasil: Editorial Willis Harman House & Porolíbera, 2008.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000a.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000b.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MORIN, E; CIURANA, R. E.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2003.
MORIN, E. O Método 5: a humanidade da humanidade - a identidade humana. Tradução Juremir M. da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2007a.
MORIN, E. O Método 6: ética. Tradução Juremir M. da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2007b.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008a
MORIN, E. Método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução Juremir M. da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2008b.
MORIN, E. La Vía. Para el futuro de la humanidade. Barcelona: Paidós, 2011a.
MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. Tradução Juremir M. da Silva. Biblioteca Edgar Morin. Disponível em: <https://docs.google.com/folderview?id=0B-YLV8egGwSua2hsSmNaVUNiZjQ>. Acesso em: 20 jun. 2011b.
MORIN, E. Os complexos imaginários. In: PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA, Cleide R. S. de; PETRAGLIA, Izabel (Orgs.). Edgar Morin: ética, cultura e educação. São Paulo: Cortez, 2011c. p. 89-103.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco.Porto Alegre: Sulina, 2015.
NICOLESCU, B. La transdisciplinariedad, una nueva visión del mundo. Manifesto. C.I.R.E.T. Francia: Ediciones Du Rocher, 125p. 1998.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999a.
NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento transdisciplinaridade. In: NICOLESCU, Basarab. Educação e transdisciplinaridade I. Brasília: UNESCO, 1999b.
NICOLESCU, B. Educação e transdisciplinaridade ll. Brasília: UNESCO, 2002.
PAUL, P. Transdisciplinaridade e Antropoformação: sua importância nas pesquisas em saúde. Saúde e Sociedade (USP. Impresso), v. 14, p. 72-92, 2005.
PAUL, P. Pensamento Transdisciplinar e Educação: desafios e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2017.
PAUL, P. Transdisciplinaridade. Resistências cognitivas e níveis de realidade. In: Maria F de Mello; Vitoria Mendonça. (Org.). Ações competitivas. Encontro catalizador transdisciplinar. 1ed. São Paulo: Triom, 2020, p. 142-156.
PINEAU, G.; Marie-Michèle. Produire sa vie: autoformation et autobiographie. Montréal: Saint-Martin; Paris: Edilig, 1983.
PINEAU, G. A formação no decurso de vida: entre a hétero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 64-77.
PINEAU, G. Temporalidades na formação. Trad. Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 2000.
PINEAU, G. Autoformação, Heteroformação e Ecoformação: fundamentos para uma pedagogia da complexidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
PINEAU, G. Transdisciplinaridade, histórias de vidas, alternância. Articles et chapitres publiés em portugais (2000-2006). Document de recherche nº 18. Departement des Sciences I’Éducation et de La Formation. Tours: Université François-Rabelais, 2006.
PRIGOGINE, I. e STENGERS, I. La Nueva Alianza. Metamorfosis de la Ciencia. Alianza Universidad. Madrid, 1983.
SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. England: Ashgate, 2006.
SUANNO, M. V. R. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.
SUANNO, M. V. R. Educação e formação de um pensamento de comprometimento com o bem comum: abordagens didáticas emergentes. Ensino & Pesquisa, v. 20, p. 9-20, 2022a.
SUANNO, M. V. R. TAVARES, R. G. Complexidade e transdisciplinaridade: aspectos didáticos por outra via. Pesquisa e Ensino, v. 1, p. 75-95, 2022b.
SUANNO, M. V. R. Entre Brechas E Bifurcações A Didática Segue Em Movimento E Em Contraposição Ao Neoliberalismo. Cadernos de Pesquisa, v. 29, p. 57-75, 2022c.
SUANNO, M. V. R. GUERIOS, E. C.; BATISTELLA, M. P. Por uma didática complexa: para uma educação ética, estética e transdisciplinar. Revista UniAraguaia, v. 18, p. 1-15, 2023a.
SUANNO, M. V. R. Didática Complexa e Transdisciplinar. In.: LONGAREZI, Andréa Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdéz (orgs.). Didática Crítica no Brasil. - 1. ed. - São Paulo: Cortez, 2023b.
SUANNO, M. V. R.; SANTOS, R. B.; OLIVEIRA, V. A.; LORENZO-RAMIREZ, N.; SUANNO, João Henrique; FERNANDES SOBRINHO, M. Didática Complexa e Transdisciplinar. Para Transformação do Processo Formativo: Aula Dialógica e Criativa. FUCAMP Cadernos, v. 37, p. 121-132, 2024.