Sobre a Revista

A revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades - ISSN:2675-1496 - é um periódico da Rede Internacional de Pesquisa em História da Educação, Interseccionalidade e Direitos Humanos. Nessa perspectiva, está vinculada ao Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus do Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd/UFPI e ao grupo de pesquisa Eleko: Direitos Humanos, Educação e Interseccionalidades do Programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Possui a missão de promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.

Sua equipe integra pesquisadores doutores/as de diferentes instituições (públicas, privadas e confessionais), dos seguintes paises: Argentina, Brasil, Coréia, Estados Unidos da América, Espanha, França, Itália, México, Portugal e Venezuela.

Revista Cadastrada no Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped).

 

La revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades – ISSN: 2675-1496 – es una publicación de la Red Internacional de Investigación en Historia de la Educación, Interseccionalidad y Derechos Humanos. En esta perspectiva, está vinculada al Núcleo de Investigación Educación, Historia y Enseñanza de la Música (NEHEMus) del Programa de Posgrado en Educación (PPGEd/UFPI). La gestión editorial se realiza en colaboración con el grupo de investigación Eleko: historias, culturas y experiencias formativas del Programa de Posgrado en Educación (ProPEd) de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ). Su misión es promover el diálogo entre los diferentes campos del área de la educación, privilegiando epistemologías, perspectivas y enfoques teóricos que contemplen la diversidad en las formas de ser, existir y pensar.

Su equipo está compuesto por investigadores/as doctores/as de diferentes instituciones (públicas, privadas y confesionales) de los siguientes países: Argentina, Brasil, Corea, Estados Unidos de América, España, Francia, Italia, México, Portugal y Venezuela.

La revista está registrada en el Foro de Editores de Revistas del Área de Educación (FEPAE) de la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Educación (Anped).

 

The journal Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades – ISSN: 2675-1496 – is a publication of the International Research Network on the History of Education, Intersectionality, and Human Rights. From this perspective, it is affiliated with the Research Center on Education, History, and Music Teaching (NEHEMus) of the Graduate Program in Education (PPGEd/UFPI). The editorial management is carried out in partnership with the research group Eleko: Histories, Cultures, and Formative Experiences of the Graduate Program in Education (ProPEd) at the State University of Rio de Janeiro (UERJ). Its mission is to promote dialogue among different fields within education, privileging epistemologies, perspectives, and theoretical approaches that embrace diversity in ways of being, existing, and thinking.

Its team includes PhD researchers from various institutions (public, private, and faith-based) from the following countries: Argentina, Brazil, Korea, the United States of America, Spain, France, Italy, Mexico, Portugal, and Venezuela.

The journal is registered in the Forum of Editors of Education Journals (FEPAE) of the National Association of Research and Graduate Studies in Education (Anped).

 

Qualis: B2 (2017-2020) |e-ISSN: 2675-1496 | Prefixo DOI: 10.26694

Edição Atual

v. 7 n. 3 (2025): Em fluxo
					Visualizar v. 7 n. 3 (2025): Em fluxo
Publicado: 2025-12-06

ARTIGOS

  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA: DA MONOLOGIA INSTITUCIONAL À EPISTEMOLOGIA POLIFÓNICA (Portugal)

    Dhemy de Brito
    e01-19
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7848
  • É ISTO UM SUJEITO?!: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IDEIA DE SUJEITO

    Kelvin Oliveira do Prado, Maria de Fátima de Andrade Ferreria
    e01-23
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7731
  • EDUCAÇÃO EM PRISÕES E A CONSTRUÇÃO DE PETIÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

    Patrícia Carla Vasconcelos Galdino, Antonio Pereira
    e01-22
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7087
  • O CASTELO DO HARRY POTTER: A PRESENÇA DO COLÉGIO MARISTA NA EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

    Paula Leonardi, Pedro Henrique Nascimento de Oliveira, Ana Carolina Costa Silva
    e01-20
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7378
  • A GEOGRAFIA AGRÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TEÓRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ANTES E DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO

    Géssica Maria Mesquita Monteiro Costa, Amauri da Silva Costa , Francisco Wellington de Araujo Sousa
    e01-13
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7934
  • COMPLEXIDADE DA BANDA DE MÚSICA NO PROCESSO EDUCATIVO: UMA REFLEXÃO EM BANDAS ESCOLARES

    Rogério Francisco Leite, Eliton Perpétuo Rosa Pereira, Cristiano Aparecido da Costa
    e01-21
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7271
  • ARTEFATOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS NA PERSPECTIVA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO PNLD (2024-2027)

    Derek Gilmore de Araujo Silva, Raquel Barros Passos, Fernando Rocha Costa
    e01-24
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7933
  • EDUCOMUNICAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS: PRÁTICAS, TECNOLOGIA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO ENSINO MÉDIO

    Iulie Toman
    e01-15
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7680
  • AS VANTAGENS NO USO DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOOT! COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO

    Tainara Fernandes de Alencar, Miguel Rodrigues Netto
    e01-22
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7730
Ver Todas as Edições