Sobre a Revista

A revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades - ISSN:2675-1496 - é um períódico acadêmico da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Nessa perspectiva, está vinculada ao Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus do Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd/UFPI.  A gestão editorial acontece em parceria com grupo de pesquisa Eleko: histórias, culturas e experiências formativas do Programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd da Universersidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Possui a missão de promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.

Sua equipe integra pesquisadores doutores/as de diferentes instituições (públicas, privadas e confessionais), dos seguintes paises: Argentina, Brasil, Coréia, Estados Unidos da América, Espanha, França, Itália, México e Portugal.

Revista Cadastrada no Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped).

The journal Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades - ISSN:2675-1496 - is linked to the Research Group Education, History and Music Teaching of the Postgraduate Program (PPGEd) of the Federal University of Piauí - UFPI and to the research group Eleko: histories, cultures and formative experiences of the Postgraduate Program in Education (ProPEd) of the State University of Rio de Janeiro - UERJ. Its mission is to promote dialogues between different fields in the area of education, privileging epistemologies, perspectives and theoretical approaches that contemplate the diversity in the ways of being, existing and thinking.

Your team includes doctoral researchers from different institutions (public, private, and religious) from Argentina, Brazil, Korea, the United States of America, Spain, France, Italy, Mexico, and Portugal.

Journal Registered at the Forum of Editors of Journals in the Education Field (FEPAE) of the National Association for Research and Graduate Studies in Education (Anped).

Qualis: B2 (2017-2020) |e-ISSN: 2675-1496 | Prefixo DOI: 10.26694

Edição Atual

v. 7 n. 1 (2025)
					Visualizar v. 7 n. 1 (2025)
Publicado: 2025-04-30

EDITORIAL

  • EDITORIAL

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6753
    Alexandra Lima da Silva, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
    e01-03

ARTIGOS

  • EDUCAÇÃO HÍBRIDA E BEM-ESTAR EMOCIONAL: ANÁLISE DE UM PROTOCOLO PARA O ATENDIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA DE TOLUCA, MÉXICO. (México)

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6618
    María Concepción Garabandal Morelos González, Jose Benjamin Ronaldo González Morales
    e01-17
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE BAIANOS: EXTREMO SUL, LITORAL SUL E BAIXO SUL

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6453
    Clediane Nascimento Santos
    e01-21
  • PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA UNIPAMPA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM FOCO

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6420
    Pedro Fernando Teixeira Dorneles, Sônia Maria da Silva Junqueira, Fabiana Dornelles Robaina
    e01-22
  • GRUPO ESCOLAR DE ILHÉOS E O PROJETO REPUBLICANO: DEBATE POLÍTICO SOBRE O USO SOCIAL DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6435
    Letícia Alves André, Marcelo Gomes da Silva
    e01-21
  • O PAPEL DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6025
    Lorena de Almeida Cavalcante Brandão Nunes, Gabriela Vieira de Oliveira
    e01-13
  • ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DA JUVENILIZAÇÃO E SUAS CAUSAS: CAMINHOS E PERCURSOS DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PERÍODO DE 2014 ATÉ 2022

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6410
    Marriete de Sousa Cantalejo
    e01-21
  • ENSINO DA CAATINGA E ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6623
    Vinicius Valdir Dos Santos
    e01-14
  • A MEDICALIZAÇÃO INFANTIL ENQUANTO RESPOSTA CONTEMPORÂNEA AS MAZELAS DISCENTES: RESPONSABILIDADES DA PSICOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6552
    Dilce Melo Santos, Pedro Lucas da Cruz de Oliveira
    e01-16
  • ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE: O PAPEL DOS DORAMAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E VALORES

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6377
    Juliana Vitoria Rodrigues Vaz, Heitor Coelho Franca de Oliveira
    e01-20
  • PERIOCRITICA: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA DE REFLEXÃO E EMANCIPAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6437
    Gladison Luciano Perosini
    e01-20
  • O SARAU COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE E DO PROTAGONISMO NO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6345
    Gabriela Alves Monteiro, Lucas Ramyro Gomes de Brito
    e01-18
  • FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM: A LINGUÍSTICA ESTRUTURAL E SAUSSURE

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6341
    Lucas Santos de Assis, Nara Gleyce Cavalcante da Silva, Rodrigo Agra de Oliveira
    e01-12
  • A LINHA DO BAIXO DE ARTHUR MAIA NO TEMA PÉ DE MOLEQUE

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6373
    Kathyla Katheryne Sacramento Valverde
    e01-15
  • O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE FERRAMENTAS E RECURSOS DIGITAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6398
    Aldriana Aparecida de Almeida Favero, Andrea Ad Reginatto
    e01-16
Ver Todas as Edições