1º ANO NÃO É 1ª SÉRIE! REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE INFÂNCIA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6571Palavras-chave:
Infância, Ensino de 9 anos, Educação MatemáticaResumo
Objetivamos discutir a ampliação do ensino para nove anos sob a perspectiva da infância, das relações que perpassam as políticas que respaldaram a matrícula da criança de seis anos no primeiro ano do Ensino Fundamental, bem como do lugar que a Educação Matemática ocupa neste contexto. Recorremos ao debate teórico-metodológico, o qual constitui objeto de parte das reflexões expressas na dissertação de mestrado do primeiro autor, sob orientação da segunda autora. Partimos do pressuposto de que é preciso: [1] pensar quem é a criança que agora integra a escola dos anos iniciais; [2] rever as práticas pedagógicas e reorganizar o espaço-tempo educacional para inclusão das crianças na instituição escolar; e [3] ampla discussão com os professores e as professoras sobre o que seja pensar a escola de nove anos e garantir o tempo da infância sem uma escolarização precoce, o que exige, sem dúvida, investimentos em processos de formação continuada centrados no lugar onde os docentes aprendem: a escola. Apresentamos como propositura a necessidade de se pensar uma "Pedagogia para a Infância", contribuindo com as discussões do campo da Educação Infantil, as quais exigem, desde sempre, o reconhecimento da criança como sujeito de direitos e da infância como categoria histórica e social que merece ser vista com olhar centrado nos campos de experiências de forma lúdico-exploratória, dentre as quais as noções matemáticas se localizam de forma rica, potencializadora e promissora ao desenvolvimento humano.
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