EDUCAÇÃO SENSÍVEL E COMPLEXA: CAMINHOS A PARTIR DE ROUSSEAU E MORIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6752

Palavras-chave:

Rousseau, Emílio, Edgar Morin, Religar conhecimentos, Educação

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica, os objetivos principais deste artigo visam relacionar as concepções educativas de J-Jacques Rousseau e de Edgar Morin na busca por aproximações e distanciamentos. Através da obra Emílio, ou da educação, o Filósofo e Educador Iluminista Rousseau inaugura aquilo que a partir da modernidade passou-se a chamar infância. Visto que dentro da sociedade, as crianças eram consideradas como adultos em miniaturas, e por isso, negligenciadas nas especificidades dos primeiros anos de vida, o enfoque feito pelo genebrino em relação a necessidade de exercitar o sensível, tendo a natureza como primeira e sublime formadora, foram contribuições que reverberaram na mudança do lócus social da criança. Assim sendo, a perspectiva naturalista de Rousseau contribui na elaboração de um caminho educativo que aloca o aluno, Emílio, no centro da ação pedagógica. Logo, o mediador possui grande relevância no movimento de ensino-aprendizagem, uma vez que estando presente no fenômeno da aprendizagem, este, tratara da condução do seu aluno, partido do desconhecido em direção ao conhecimento. Isto pois, partindo do pressuposto de que os conhecimentos estão interiorizados no indivíduo, através da experimentação, veementemente, a conexão com o externo suscitará no religar de conhecimentos. Ademais, a consolidação dos conhecimentos possibilitará a condução, autônoma e fraterna, dos indivíduos em direção ao conhecer e conhecer-se. No trato reflexivo e no fazer empírico, percebe-se que educação sensível e pensamento complexo, podem e devem ser trabalhados tendo como objetivo comum, a formação do homem autônomo junto a constância do pensar complexamente.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique Martins Camargo, Universidade Federal de Goiás- UFG

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2023); Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2024-2026). Estudante e Monitor da GEI ROUSSEAU Grupo de Estudios Iberoamericanos Rousseau. Rua José Mendes dos Santos, 190, Apartamento 1108-B, Residencial Bethel, Goiânia, Goiás, Brasil, CEP: 74565-803. ORCID: https://orcid.org/.0009-0008-8015-3627 E-mail: Henrique.camargo@discente.ufg.br.

Dra. Núria Lorenzo Ramirez, Universidad de Barcelona

Dra. Núria Lorenzo Ramírez é Professora Titular no Departamento de Didática e Organização Educativa da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona desde 2001. Possui doutorado em Ciências da Educação (1997. Barcelona, Espanha. Gran Via de les Corts Catalanes, 585, L'Eixample, 08007 Barcelona, Espanha. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0094-3861.  E-mail: nuria.lorenzo@ub.edu.

Dr. João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB-ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB-DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor Titular da Universidade Estadual de Goiás. Avenida H, número 450, apartamento 12, torre Flamboyant, Jardim Goiás, Goiânia – Goiás – Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0083918417985786 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0624-5378. E-mail: suanno@uol.com.br.

Dr. Wilson Alves de Paiva, Universidade Federal de Goiás- UFG

Pós-doutorado em Cultura e Educação pela University of Calgary, Canadá (2014) e pela Sorbonne Université, França (2020). É Professor Adjunto da UFG, atuando nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas e no Programa de pós-graduação em Educação da UFG. Goiânia – Goiás – Brasil. Rua 235, s/n, setor universitário, Goiânia, Goiás, Brasil, CEP: 74605-050.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Martins Camargo, G. H., Lorenzo Ramirez, N., Suanno, J. H., & Alves de Paiva, W. (2025). EDUCAÇÃO SENSÍVEL E COMPLEXA: CAMINHOS A PARTIR DE ROUSSEAU E MORIN . Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6752

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