AVALIAÇÃO INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6555

Palavras-chave:

Educação Física, Avaliação Escolar, Inclusão Educacional

Resumo

A avaliação deve ser um processo indissociável dos atos de ensinar e de aprender. Do contrário, não cumpre sua função primordial, favorecer a aprendizagem das/os estudantes, principalmente daquelas/es com necessidades educacionais específicas. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que se utilizou da modalidade Pesquisa-Trans-Formação para discutir os desafios de uma avaliação inclusiva em Educação Física, produzindo conhecimento de maneira coletiva e contribuindo com processos de transformação junto ao grupo. Fez uso de diversas estratégias didático-pedagógicas, em 10 encontros formativos online, com 10 professoras/es de Educação Física da rede municipal, de uma cidade do interior paulista. A análise das informações produzidas, em consonância com o arcabouço teórico-metodológico, se deu por meio do procedimento de Núcleos de Significação. E percebeu-se que as/os docentes-participantes refletiram criticamente sobre as dificuldades para avaliar nessa área de conhecimento e, em especial, estudantes com alguma deficiência e vislumbrou possibilidades de construir um ato avaliativo mais inclusivo e acolhedor.

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Biografia do Autor

Fernanda Marcon, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação, pela Universidade de Taubaté(2023), Pesquisadora do projeto CNPq Pesquisa-Trans-Formação e a Categoria Dimensão Subjetiva como recursos teórico-metodológicos para a apreensão e transformação da realidade educacional, Processo: 407152/2021-0. Licenciada em Educação Física também pela Universidade de Taubaté (2002), com experiência em Educação Física Adaptada. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2018).Participou da construção do currículo de Educação Física da Rede Municipal de Taubaté e atualmente trabalha no setor de formação de professores e avaliação da Secretaria de Educação de Taubaté. Participa do Grupo Atividade Docente e Subjetividade (GADS) - PUCSP e dos Grupos de Estudos GEPCEd (Grupo de Estudos em Pesquisa Colaborativa Educacional) e GT-Sócio Histórico, ambos vinculados ao MPE/UNITAU.

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Universidade de Taubaté

Pós doutoranda no Programa de Educação: Psicologia da Educação -PUCSP (início 2022 - Bolsista CAPES - Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias - Processo n 88887.700340/2022-00). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU, Especialista em Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Graduada em Direito e Pedagogia. Atualmente é Professora Auxiliar nível 1 na Universidade de Taubaté (Portaria 010/2024) nas disciplinas Educação Especial Políticas e Práticas e Psicologia da Educação I e II. Assessora da Pró-reitoria de graduação na Escola de Aplicação da UNITAU.É professora efetiva do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (MPE- UNITAU/ Linha 1- Inclusão e Diversidade Socio-cultural), atuando nas disciplinas e grupos de estudo nas áreas de "Educação Inclusiva e Diversidade", "Práticas de Educação Inclusiva", "Desenho Universal da Aprendizagem", "Psicologia Sócio-histórica" e "Pesquisa Colaborativa". Coordena grupos de estudo Sócio-histório e Pesquisa Colaborativa no MPE-UNITAU.

 

 

Virgínia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física (1986) e graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de Taubaté (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Magistério, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1996), Mestrado e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC/SP (2003 e 2009). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE) e do Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde, da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias, da Universidade de Taubaté e do Grupo Pesquisa-Trans-Formação e a categoria Dimensão Subjetiva como recursos teórico-metodológicos para apreensão e transformação da realidade educacional, da PUC/SP e Unitau.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Marcon, F., de Oliveira Rocha Magalhães, L., & Próspero da Cunha, V. M. (2025). AVALIAÇÃO INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS . Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6555

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