ESTÁGIO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COM A PALAVRA OS SUJEITOS DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5822Palavras-chave:
Estágio curricular, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Sujeitos da escola, Formação docenteResumo
Com o objetivo de apresentar a percepção de Diretoras, Pedagogas e Professoras Regentes das escolas em que foi efetivado o Estágio Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, este estudo esteve embasado nos pressupostos da pesquisa qualitativa, tendo em vista dar voz aos sujeitos que estão no cotidiano da escola, espaço já organizado quando adentram estagiárias e supervisoras de estágio. A análise dos dados deu-se embasada no corpus teórico utilizado para fundamentar a pesquisa, ancorada nos pressupostos da pesquisa qualitativa. A coleta de dados aconteceu a partir de questionário, aplicado junto aos sujeitos das três escolas onde o estágio curricular aconteceu. Foi utilizada também a pesquisa documental, tendo em vista conhecer como os documentos da universidade pesquisada indicam a estruturação do estágio curricular e ainda, a consulta aos projetos político-pedagógicos das escolas onde o estágio curricular foi efetivado, para conhecer os pressupostos que orientam a formação do estudante em cada uma delas. Nas considerações finais, a pesquisa apresenta pontos ainda a serem aprimorados no estágio curricular, bem como aqueles considerados como positivos, favorecendo as instituições formadoras e seus supervisores a repensarem sobre como podem estabelecer melhorias neste momento da formação inicial, já que foi identificado como favorecedor de novos saberes às futuras professoras e também às professoras regentes, aquelas que já estão no exercício da profissão. Atenção especial deve-se dar para a necessidade da parceria entre a escola e a universidade e a participação das professoras regentes no planejamento das atividades a serem concretizadas nas intervenções das estagiárias.
Downloads
Referências
AMARAL, M. J.; MOREIRA, M. A; RIBEIRO, D. O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo: estratégias de supervisão. Em: ALARCÃO, Isabel. (Ed.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 91-122.
ARAUJO, Raimundo Dutra de; PRADO, Guilherme do Val Toledo. O acompanhamento do estágio supervisionado no curso de pedagogia: uma análise acerca das condições de trabalho dos supervisores. Revista Linguagens, Educação e Sociedade-LES, v. 26, n. 51, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2834/3154. Acesso em: 12 abr. 2025
ARNONI, Maria Eliza Brefere. A prática do estagiando do magistério naperspectiva da práxis educativa: do estágio supervisionado do CEFAM de Jales. 2001. 235f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206364 . Acesso em: 19 mi. 2024.
AZANHA, José Mário Pires. Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica. Em: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 369-378, maio/ago., 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/y47PZxkGrJrbDvx5hQkHVvF/ . A cesso em: 19 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file . Acesso em19 mai. 2024.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto Alegre: Porto Editora, 1994.
BRUNER, Jerome. A Cultura da Educação. Lisboa: Edições 70, 1996.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. v. 2. Petrópolis: Artes de Fazer, 1996.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. v. 1. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
FERNANDES, Cleoni. À procura da senha da vida – de-senha a aula dialógica? Em: VEIGA, Ilma (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008, p. 145-165.
GALVÃO, Cecília; REIS, Pedro. Um olhar sobre o conhecimento pessoal dos professores: o estágio de Sofia. Em: Revista de Educação, v. XI, n. 2, p. 165- 178, 2002. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4722/1/O-conhecimento-profissional-dos-professores-O-estagio-de-Sofia.pdf . Acesso em: 18 mai. 2024.
GARRIDO, Elsa. Sala de aula: Espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. Em: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2002, p. 125-139.
GARRIDO, Elsa; BRZEZINSKI, Iria. A pesquisa na formação de professores. Em: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de Professores: artes e técnicas – ciências e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006, p. 617-629.
GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Washington Aguiar de. O estágio como pesquisa na formação do professor-pesquisador para o ensino de ciências uma experiência campesina. Em: GOMES, Marineide de Oliveira. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011, p. 47-78.
GIGLIO, Célia Maria B. et al. Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. Em: GOMES, Marineide de Oliveira. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011, p. 15-46.
GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.
GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009.
GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Portugal: Princípia Editora, 2008.
KINCHELOE, Joe. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Tradução de: Nize Maria Campos Pellanda. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LIMA, Maria Socorro Lucena; AROEIRA, Kalline Pereira. O estágio curricular em colaboração, a reflexão e o registro reflexivo dos estagiários: um diálogo entre a universidade e a escola. Em: GOMES, Marineide de Oliveira. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011, p. 117-133.
LONDRINA. Proposta Político-pedagógica. ESC1. 2015.
LONDRINA. Proposta Político-pedagógica. ESC2. 2016.
LONDRINA. Proposta Político-pedagógica. ESC3. 2017
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
OLIVEIRA-FORMOSINHO. Júlia. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007a.
OLIVEIRA-FORMOSINHO. Júlia. A utilização da herança histórica na reconstrução de uma práxis de participação. Em: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Modelos curriculares para a educação de infância: construindo uma práxis de reflexão. Porto: PortoEditora, 2007b, p. 13-42.
MILANESI, Irton. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Em: Educar em Revista, Curitiba, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mgBPt9CbbBGdMqWp7t7jYqg/abstract/?lang=pt . Acesso em: 18 mai. 2024.
NASCIMENTO, Mari Clair Moro; SOUZA, Nadia Aparecida de. Avaliação formativa: a prática em construção. Seminário de Pesquisa do PPE – Universidade Estadual de Maringá, 2013. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/43827868/avaliacao-formativa-a-pratica-em-construcao Acesso em 19 mai. 2024.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Deslocamentos, aproximações, encontros: estágio docente na educação infantil. Em: GOMES, Marineide de Oliveira. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011, p. 79-98.
PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991, p. 15-38.
PIMENTA. Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1. (Coleção Docência em Formação).
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Em: Poíesis, v. 3, n. 3/4, p. 5-24, 2005/2006.
PIMENTA. Selma Garrido. Prefácio. Em: GOMES, Marineide de Oliveira. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011, p. 9-14.
RIBEIRO, Ricardo. Dez princípios sobre professores e formação de professores. Em: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2004, p. 117-126.
SACRISTÁN, Gimeno. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. Em: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, 2005, p. 224-274.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TAUCHEN, Gionara; DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz.
Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos.
Em: Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 369-393, maio/ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/6572 . Acesso em: 18 mai. 2024.
UNIVERSIDADE ESTADUAL. Projeto político-pedagógico. 2005a. Disponível
em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/PPP2005.pdf . Acesso em: 22 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL. Resolução CEPE nº 46/2005. 2005b. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/RESOLUCAO%20CEPE%2046.pdf . Acesso em: 22 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL. Projeto político-pedagógico. 2007a. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/PPP2007.pdf . Acesso em: 22 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL. Deliberação nº 08/2007. 2007b. Disponível em: http://www.uel.br/arquivo-prograd/docs_prograd/deliberacoes/deliberacao_08_07.pdf . Acesso em: 22 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL. Resolução CEPE Nº 0166/2008. 2008. Disponível em: http://www.uel.br/arquivo-prograd/docs_prograd/resolucoes/resolucao_166_08.pdf . Acesso em: 22 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL. Projeto político-pedagógico. 2010. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/PPP%20-%202010.pdf . Acesso em: 22 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL. Deliberação nº 030/2011. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/arquivo-prograd/docs_prograd/deliberacoes/deliberacao_30_11.pdf . Acesso em: 22 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL. Diretrizes do Estágio Curricular Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia. 2015.
VÁZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.