AVALIAÇÃO INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6555Palavras-chave:
Educação Física, Avaliação Escolar, Inclusão EducacionalResumo
A avaliação deve ser um processo indissociável dos atos de ensinar e de aprender. Do contrário, não cumpre sua função primordial, favorecer a aprendizagem das/os estudantes, principalmente daquelas/es com necessidades educacionais específicas. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que se utilizou da modalidade Pesquisa-Trans-Formação para discutir os desafios de uma avaliação inclusiva em Educação Física, produzindo conhecimento de maneira coletiva e contribuindo com processos de transformação junto ao grupo. Fez uso de diversas estratégias didático-pedagógicas, em 10 encontros formativos online, com 10 professoras/es de Educação Física da rede municipal, de uma cidade do interior paulista. A análise das informações produzidas, em consonância com o arcabouço teórico-metodológico, se deu por meio do procedimento de Núcleos de Significação. E percebeu-se que as/os docentes-participantes refletiram criticamente sobre as dificuldades para avaliar nessa área de conhecimento e, em especial, estudantes com alguma deficiência e vislumbrou possibilidades de construir um ato avaliativo mais inclusivo e acolhedor.
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