PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)

Autores/as

  • Ana Beatriz Sousa Gomes UFPI

Palabras clave:

Praticas pedagógicas, educação escolar, alunos negros

Resumen

Neste artigo discutimos acerca de alguns elementos constitutivos da problemática das práticas pedagógicas em relação aos alunos negros, apresentando posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivencia como educadora, dentro da seguinte ordem: A História da Educação e A Pratica Pedagógica Curricular dos Professores. O proposito dessa abordagem e mencionar como o problema da exclusão/inclusão dos grupos oprimidos, especialmente o grupo negro, na educação escolar, está sendo considerado em teorias e propostas educacionais e como ele se apresenta ainda de forma acentuada nas escolas. Acreditamos que a escola brasileira deve ser entendida como espaço de processos ricos de manifestações culturais, respeitando as diferenças individuais, vinculando as propostas educacionais as condições sociais e raciais dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2002-04-15

Cómo citar

Sousa Gomes , A. B. (2002). PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS). Lenguaje, Educación Y Sociedad , (7). Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.