PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)

Authors

  • Ana Beatriz Sousa Gomes UFPI

Keywords:

Praticas pedagógicas, educação escolar, alunos negros

Abstract

Neste artigo discutimos acerca de alguns elementos constitutivos da problemática das práticas pedagógicas em relação aos alunos negros, apresentando posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivencia como educadora, dentro da seguinte ordem: A História da Educação e A Pratica Pedagógica Curricular dos Professores. O proposito dessa abordagem e mencionar como o problema da exclusão/inclusão dos grupos oprimidos, especialmente o grupo negro, na educação escolar, está sendo considerado em teorias e propostas educacionais e como ele se apresenta ainda de forma acentuada nas escolas. Acreditamos que a escola brasileira deve ser entendida como espaço de processos ricos de manifestações culturais, respeitando as diferenças individuais, vinculando as propostas educacionais as condições sociais e raciais dos alunos.

Downloads

Published

2002-04-15

How to Cite

Sousa Gomes , A. B. (2002). PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS). Languages, Education and Society, (7). Retrieved from https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.