REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30)

Autores/as

  • Maria Celia M. de Moraes UFSC

Palabras clave:

Reformas de ensino, politica, ideologia, história da educação

Resumen

O artigo visa discutir a presença de Francisco Campos na educação brasileira nos anos vinte e trinta, desde século. Ademais, procura demonstrar as formas e os modos pelos quais o campo educacional se constituiu em uma importante mediação para sua estratégia política mais ampla, qual seja, a da construção, no brasil, de um estado nação centralizador, moderno e anti-liberal. Seu papel como Secretario dos Negócios da Educação e Saúde Pública (1930-1932), suas reformas do ensino, e as alianças políticas que estabeleceu (no Estado de Minas Gereis e na Administração Federal) foram sempre forte apoio a esta estratégia. Nesse contexto, Campos fez do campo da educação um palco para seus propósitos políticos e ideológicos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2001-04-15

Cómo citar

de Moraes , M. C. M. . (2001). REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) . Lenguaje, Educación Y Sociedad , (6). Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2544

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.