CAMINHOS HISTÓRICOS DO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5970

Palavras-chave:

Especialista em Educação, Supervisão Educacional, Políticas Educacionais

Resumo

Este trabalho apresenta algumas considerações sobre a formação dada aos especialistas em educação, com o levantamento de aspectos atinentes à prática e ao desempenho da função. Por meio de uma contextualização histórica, procuramos reconstruir a trajetória e o surgimento do serviço de supervisão educacional no contexto escolar, com base nas legislações e normas que regulamentam o exercício da função, bem como na formação dada a esse profissional nos cursos de pedagogia. Para analisar a problemática do especialista de educação, é necessário situá-lo no devir histórico e explicar que as relações econômicas, sociais e políticas intervêm e determinam a sua natureza. Sendo assim, tencionamos compreender a história em conformidade às políticas educacionais que orientam a formação e o trabalho desse sujeito. Nesse sentido, os estudos propuseram momentos em que a prática individual e coletiva contribui significativamente com a autoformação e autoavaliação, a valorização do processo de formação do supervisor educacional, em que se sobressaem as experiências docentes no processo de formação em serviço, no tocante à transformação do processo educativo. Sob o viés da formação continuada, a pesquisa se desenvolveu com propostas de melhorias na articulação rotineira e diária da sala de aula, ao proporcionar a releitura de situações complexas e da resolução dos problemas decorrentes da prática educativa.

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Biografia do Autor

MARILIA ABDULMASSIH, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Catópica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE)

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

ABDULMASSIH, M. (2025). CAMINHOS HISTÓRICOS DO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–20. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5970

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