SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS?

Autores/as

  • OSVALDO BALMASEDA NEYRA

Palabras clave:

Informação e educação, novastecnologias e educação

Resumen

Discute a temática – a informação como instrumento no processo de educação – a partir da inter-relação entre informação, conhecimento e educação, no contexto da sociedade do conhecimento. Com ênfaseno ensino da pós-graduação, destaca a estreita vinculação entre conhecimento, pesquisa científica e educação, ressaltando a interação entre informação e comunicação no processo educacional, face à expansão das inovações tecnológicas, responsáveis pela avalanche de dados disponibilizados no ciberespaço. Mas, se tais mudanças determinam a falência dos sistemas educacionais tradicionais e trazem à tona novas formas de conceber a educação, esta prevalência da tecnologia não refuga o elemento humano. A tecnologia posiciona-se como mero instrumento a favor da circulação da informação e da expansão da educação, o que assegura o seu caráter social, não obstante a exclusão digital ainda presente na sociedade contemporânea.

Descargas

Biografía del autor/a

OSVALDO BALMASEDA NEYRA

Doutor em Ciências Pedagógicas Dirección de Educación de Posgrado, Ministerio de Educación Superior, Cuba Dirección Regional AUIP Centroamérica y Caribe.

Citas

BELLO, R. Virtualización de la educación. Santo Domingo: Unicaribe, 2002. p. 147.

CRUZ, V. La educación superior avanzada en América Latina y el Caribe y su contribución al desarrollo: la construcción de una sociedad del conocimiento. In: SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE POSTGRADO EN LA REPÚBLICA DOMINICANA, 1., 2003, Santo Domingo. Anais... Santo Domingo: SEESCYT, 2003. p. 15.

FUENTES, C. Por un progreso incluyente. México, DF: Instituto de Estudios Educativos y Sindicales de América, 1999.

GARFIELD, E. The significant scientific literature appears in a small core of journals. The Scientist, [s.l.], v.10, n.17, Sep.1996.

GIBBONS, M. Facteurs qui influencent l’equilibre entre l’enseignement et la recherche dans les universités du vingt et unième siècle. En Enseignement Supérieur en Europe, [s. l.] v. 22, n. 1, 1997.

MOREIRA, A. M. Recursos sobre tecnología educativa en la red. Revista NETDIDÁCTICA@, n. 1,oct. 1998.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). La educación superior en el siglo XXI: visión y acción. Hacia un Programa 21 para la educación superior. Documento de trabajo. Paris, 1998. ED-98CONF.202.CLD.23 PORTAENCASA, R. La universidad y la teleformación. In: JUNTA CONSULTIVA SOBRE EL POSGRADO EN IBEROAMÉRICA, 7., 2004, Havana. Anais... Havana: Ministerio de Educación Superior de Cuba, 2004. 1 CD-ROM.

SERAPHIN, A. Información, saber y ciberespacio: un desafío para la autoformación. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 11, feb. 2000. Disponível em: < http://www.uib.es/ depart/gte/edutec-e/Revelec11/ALAVA.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2004.

Publicado

2004-12-15

Cómo citar

BALMASEDA NEYRA, O. . (2004). SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS?. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (11), 05–14. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1576

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.