O LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO PELO ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6651

Palavras-chave:

Letramento Acadêmico, Formação de professores., Delineamento metodológico

Resumo

Este artigo objetivou analisar o que as teses e dissertações evidenciam sobre o letramento acadêmico na formação de professores, com ênfase nas abordagens metodológicas utilizadas nas pesquisas. O estudo é de cunho qualitativo, baseado em revisão de literatura, e se caracteriza como Estado do Conhecimento por ser uma proposta metodológica que permite elencar trabalhos como teses e dissertações para a compreensão do que já tem sido pesquisado. A consulta foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores “letramento acadêmico”, “formação de professores” e “curso de letras”. Após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados oito trabalhos para análise. Os trabalhos mapeados apresentaram predominância da abordagem qualitativa, o que configura a importância da subjetividade, amparada pela fundamentação teórica que conduziu os trabalhos analisados. As técnicas de coleta de dados foram variadas, combinando com os tipos de pesquisa que delineados em busca do alcance dos objetivos foi possível perceber evidências sobre o letramento acadêmico que se apropria das inferências e construções sociais. É um processo mediado pelas realidades do contexto social e cultural, que envolvem motivações intrínsecas e extrínsecas perpassadas para o campo acadêmico. Houve evidências de dificuldades que atravessam a vida dos estudantes no processo formativo em que a escrita fica deslocada de fundamentos teóricos e, em algumas situações, a falta de posicionamento crítico deixa lacuna nos textos produzidos. Conclui-se que o letramento acadêmico e a formação de professores constituem um campo amplo e necessário para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Angélio Nunes de Lima, Universidade Federal do Amazonas UFAM

Possui graduação em Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas. Tem Especialização em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagens, pela Faculdade Descomplica-RJ. Atualmente cursa Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal do Amazonas (PPGECH-UFAM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo/RS (2015), na Linha de Pesquisa: Formação de professores, Currículo e Práticas pedagógicas; realizou Estagio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilha, Espanha com bolsa CAPES. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus/AM (2010); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2004); graduação em Pedagogia, também, pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e atua nos curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH-UFAM). 

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Nunes de Lima, A., & Reis da Silva, V. L. (2025). O LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO PELO ESTADO DO CONHECIMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6651

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