A EDUCAÇÃO ESCOLAR À LUZ DE PIERRE BOURDIEU: UMA LEITURA A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS DA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6454

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, Pierre Bourdieu, desigualdes, escola

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem entre suas finalidades a pretensão de constituir espaços formativos exponenciais para a inclusão de sujeitos que não tiveram acesso à escola e ao ensino na idade própria, ou que tiveram acesso, mas não conseguiram concluir a Educação Básica. Partindo-se dos preceitos de Pierre Bourdieu, este artigo tem como objetivo geral compreender os aspectos socioeducacionais de um grupo de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza empírica e qualitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário em duas turmas da EJA, sendo uma do 7º e outra do 9º ano de uma escola municipal, localizada no município de Campina Grande, estado da Paraíba. Os resultados encontrados apontam a necessidade dos educadores reconhecerem e considerarem o capital cultural desses estudantes, proporcionando momentos de interações e reflexões sobre os diversos assuntos que envolvem a sociedade. Conclui-se assim, que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são um exemplo do retrato das desigualdades existentes no sistema educacional que legítima a cultura da classe dominante.

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Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual do Piauí

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Professor Assistente (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Interesses de pesquisa: Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos; Educação em Solos; Ensino de Geografia; Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Geografia Escolar; Indicadores de Sustentabilidade na Agricultura Familiar (MESMIS) e Pedologia.

Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora Associada do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Interesses de pesquisa: Educação em Solos; Ensino de Geografia e Formação de Professores; Indicadores de Sustentabilidade na Agricultura Familiar (MESMIS) e Pedologia. 

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Leite dos Santos, A. F., & Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, L. (2025). A EDUCAÇÃO ESCOLAR À LUZ DE PIERRE BOURDIEU: UMA LEITURA A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS DA EJA. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6454

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