O PAPEL DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.5919

Palavras-chave:

Intérprete de LIBRAS, Estudante Surdo, Educação Matemática

Resumo

Este artigo aborda o papel dos intérpretes de Libras no ensino de matemática por meio de uma revisão bibliográfica que investiga o que dizem as pesquisas da CAPES e da BDTD entre os anos de 2006 e 2023 sobre o assunto. O objetivo é mapear e analisar publicações desses portais, cujos dados foram coletados pelo uso dos descritores “intérprete", “Libras" e “matemática”. Adotamos uma abordagem qualitativa com a utilização da Análise do Discurso para interpretação dos dados. Os resultados revelam desafios significativos enfrentados pelos profissionais, incluindo lacunas na formação e na definição de seu papel. A falta de sinais específicos para conceitos matemáticos complexos destaca a necessidade de um vocabulário mais abrangente. Além disso, a parceria com os professores precisa ser fortalecida para garantir a transmissão eficaz dos conteúdos. Concluímos que é essencial o desenvolvimento de pesquisa e investimentos na capacitação desses profissionais para assegurar uma educação matemática inclusiva de qualidade.

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Biografia do Autor

Sabrina Cosendey Dutra da Silva, {"pt_BR":"Universidade de Pernambuco"}

Graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela UFG, Goiânia, Goiás, Brasil. Rua Planaltina, Loteamento Morada dos Sonhos, Goiânia, Goiás, Brasil.

Karly Barbosa Alvarenga, UFG

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Docente do IME/UFG. Goiânia, Goiás, Brasil. Goiânia, Goiás, Brasil.

Débora Danielle Alves Moraes Priebe, UFG

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela UFG. Goiânia, Goiás, Brasil. Goiânia, Goiás, Brasil.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Cosendey Dutra da Silva, S., Barbosa Alvarenga, K., & Danielle Alves Moraes Priebe, D. (2025). O PAPEL DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.5919

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