FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: TESSITURAS DE UM ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5528Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional Docente, InclusãoResumo
Este texto tem como objetivo mapear, por meio de um Estado da Arte, a produção científica relativa à articulação entre formação continuada e desenvolvimento profissional de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto, foram realizadas consultas nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como o Portal de Periódicos, também da CAPES. Foi utilizado como filtro o recorte temporal entre 2009 e 2023, resultando, com o fim das consultas, em 30 achados de pesquisa, dos quais 12 trabalhos foram analisados, por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Como resultados, as pesquisas analisadas demonstraram, de modo geral, o predomínio de convergências em se tratando da articulação entre formação continuada e desenvolvimento profissional no contexto do AEE, extrapolando as aproximações teóricas e conceituais existentes nessa relação. Foram evidenciados, ainda, os múltiplos conhecimentos e atribuições exigidos dos professores do AEE em cenário de educação inclusiva, colocando-se como entraves para a oferta de uma formação continuada responsiva e capaz de contribuir com o processo de desenvolvimento profissional desses docentes.
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