EDUCAÇÃO, LOUCURA E ARTE: construção de novos saberes

Authors

  • ELAINE CRISTINA CARVALHO MOURA Universidade Federal do Piauí

Keywords:

Educação, Loucura, Saúde, Arte, Saberes

Abstract

A formação do ser humano em seu meio social contempla sua diversidade e historicidade, de modo que, relacionar a Educação e Saúde com aspectos culturais relevantes de determinada comunidade é bastante válido para aprimorar e desenvolver práticas educativas mais efetivas. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre Educação, Loucura e Arte na cidade de Oeiras-Piauí, refletindo a Loucura e sua influência no processo criativo e intelectual dos artistas oeirenses, bem como identificar os fatores histórico-culturais que a influenciam. Fundamenta teoricamente este estudo a Teoria Sócio-Histórica de Vigotski (2003, 2002, 2001), com ênfase na psicologia da arte, subsidiada pelos estudos de Foucault (2002, 2000), sobre análises estruturais da doença mental, dentre outros estudiosos da temática focalizada. Os resultados apontaram a urgência da necessidade de interação entre uma Educação que forme homens livres e uma Saúde que trate de pessoas e não de doenças. Ficou evidenciada, ainda, a necessidade de fomentar discussões que levem à compreensão do tema na e pela Academia, ambiência escolar e familiar. Por fim, contemplamos um sujeito histórico e da história, inserido num espaço social no qual a loucura encontra uma expressão positiva, sublimada na arte e refletida na educação de um povo que preserva tradições, construindo saberes diante das adversidades da vida, em pleno sertão piauiense.

Downloads

Author Biography

ELAINE CRISTINA CARVALHO MOURA, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí; Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí; Graduada em Ciências Contábeis pelo CESVALE; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. 

References

CARVALHO, Orlando Geraldo Rêgo de. Somos todos Inocentes. 8. ed. rev. Petrópolis,RJ: Vozes, 1995.

______. Rio Subterrâneo. 4. ed. rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 1988.

______. Ulisses entre o Amor e a Morte. 7. ed rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989.

COSTA, Machado. Ode a Oeiras. Revista do Instituto Histórico de Oeiras. Oeiras, PI,n. 16. p. 115-116, 1999.

EUGÊNIO, Arnaldo. A mitificação da loucura em Oeiras. Revista do Instituto Histórico de Oeiras. Oeiras, PI, n. 17, p. 72-73, 2000-2001.

FOUCAULT, Michel. Historia da Loucura. 6. ed. São Paulo: Perspectivas, 2002.

______. Doença Mental e Psicologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.

MASSOLO, Miguel. Luis Fernando, uma leitura psicanalítica. Mais uma palavra, o silêncio é sempre morno. Revista GEEMPA, Porto Alegre, n.9, out. 2004

MENDES, Cecília. Oeiras Para Sempre. Revista do Instituto Histórico de Oeiras. Oeiras, PI, n. 17, p.25-28, 2000-2001.

SALVADOR, A D. Cultura e educação brasileira. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.

VIGOTSKI L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

______. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Published

2008-12-15

How to Cite

CARVALHO MOURA, E. C. (2008). EDUCAÇÃO, LOUCURA E ARTE: construção de novos saberes. Languages, Education and Society, (19), 194–204. Retrieved from https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1518

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.