O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: fundamentos e reflexões

Autores/as

  • FRANCISCA DE LOURDES DOS SANTOS LEA Universidad Federal de Piauí

Palabras clave:

Alfabetização, Ensino, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas

Resumen

O presente artigo aborda alguns fundamentos e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, visando subsidiar a melhoria desses dois importantes processos. Para tanto, o foco de discussão recai sobre a concepção de alfabetização, refletindo sobre as abordagens mais adequadas para o processo de ensinar e de aprender e apontando elementos teórico-metodológicos, que possam contribuir para uma melhor compreensão da questão estudada e para resignificação da prática pedagógica docente. As reflexões apresentadas no texto são decorrentes de pesquisa bibliográfica e de experiências docentes cotidianas vivenciadas em sala de aula.

Descargas

Biografía del autor/a

FRANCISCA DE LOURDES DOS SANTOS LEA, Universidad Federal de Piauí

Mestra em Educação. Professora Mestra do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidad Federal de Piauí.

Citas

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FREIRE, P. A importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1987.

_________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

_________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, série Ecumenismo e Humanismo, 1974.

FUCK, I. T. Alfabetização de adultos: relato de uma experiência construtivista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ. Escola, leitura e produção de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL, T.F. Ler para viver: alfabetização de jovens e adultos em discussão. Teresina, 1996.

MOURA, T.M. de M. A Prática Pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky, Maceió: [s. L.], 1999.

OLIVEIRA, M. Kohl de. Vygotsky: Aprendizagem e desenvolvimento: um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione,1995.

RIBEIRO, V. M. M. (Coord.). Educação de jovens e adultos: proposta curricular para o 1º segmento do Ensino Fundamental. São Paulo: Ação Educativa; Brasília MEC, 1997.

SOARES. M. Letramento: Um tema em três gêneros. Autêntica, 1998.

________. Linguagem e escola: uma perspectiva. São Paulo: Ática, 1997.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

__________. L.S.; Luria, A.R.; Leontiev, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1991.

Publicado

2008-12-15

Cómo citar

DOS SANTOS LEA, F. D. L. . (2008). O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: fundamentos e reflexões. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (19), 83–91. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1509

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.