A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso

Authors

  • MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES Universidade Federal do Piauí

Keywords:

Saberes Pedagógicos, Habitus, Campo, Cotidiano

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar o processo de construção e socialização dos saberes pedagógicos na prática de cinco docentes universitários do Campus Ministro Reis Velloso, Universidade Federal do Piauí. Optamos pela abordagem qualitativo-interpretativa com base nas características apontadas por Pérez Gómez (1998) e como técnicas de coleta de dados a entrevista não-estruturada, a observação em sala de aula e a história de vida. Para analisar os dados utilizamos as noções de habitus e de campo de Bourdieu (1972; 1994), o conceito de saber de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), saberes pedagógicos de Rodrigues (2001) e a noção de cotidiano de Heller (1970; 1977). A pesquisa revelou que os professores constroem, reconstroem e socializam os saberes pedagógicos no cotidiano de sala de aula por meio de fontes diversas como: participação em eventos científicos, aquisição de literatura especializada, investimento em formação contínua, interação com os alunos, troca de experiência com os pares e a utilização da vivência profissional adquirida nos percursos pessoal e profissional. Constatamos que os professores demonstraram interesse na aquisição e  incorporação de saberes pedagógicos e os consideram essenciais na docência universitária. Esses saberes foram construídos por meio do estudo e da postura investigativa.

Downloads

Author Biography

MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação. Professora da Universidade Federal do Piauí. 

References

BESERRA, M. P. do S. A construção dos saberes pedagógicos na prática dos docentes da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI. 2002.190f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2002.

BOURDIEU, P. Esquisse d’une thèorie de la pratique. Genebra: Droz, 1972.

______. O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

CAPPELLETTI, I. F. A docência no ensino de terceiro grau. In: D’ANTOLA, A. (Org.). A prática docente na universidade. São Paulo: EPU, 1992. p.13-18.

DAMASCENO, M. N. Saber da prática social e saber escolar: refletindo essa relação. In: Anais da 19ª Anped, 1996. (Disquete).

FERNANDES, C. M. B. Formação do professor universitário: tarefa de quem? In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 95-112.

FONTOURA, H. A. da. A formação do professor universitário: consideração propostas de ação. In: CHAVES, M.; SILVA, W. C. (Org.). Formação de professores: narrando, refletindo, intervindo. Rio de Janeiro: Quartet, 1999.

FROTA, P. R.; ALVES, V. C. Conversando com quem ensina, mas pretende ensinar diferente. Florianópolis: Metrópole, EdUNOESTE, 2000.

HELLER, A. O cotidiano e a história. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

_____. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona: Ediciones Península, 1977.

KRAMER, S; SOUZA; S. J. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. In: KRAMER, S; SOUZA; S. J. (Org.). História de professores: leitura, escrita e pesquisa educacional: São Paulo: Ática, 1996. p. 13-41.

MASETTO, M. T. (Org.). Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 9-26.

ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1994.

PÉREZ GÓMEZ, A.I. Compreender o ensino na escola: modelos metodológicos de investigação educativa. In: SÁCRISTAN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. (Org.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 99-117.

PIMENTA, S. G. (Org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo:Cortez, 2000. p. 15-34.

RODRIGUES, J. R. T. A prática docente leiga e a construção de saberes pedagógicos. 2001. 286f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo. São Paulo,2001.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.

______ Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE; L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.

THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber de experiência das práticas educativas. Cadernos de Pós-Graduação, Fortaleza, n.5, p.1-4, set 1996.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor do terceiro grau. São Paulo: Pioneira, 1996.

Published

2008-12-15

How to Cite

DO SOCORRO BESERRA SOARES, M. P. . (2008). A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso. Languages, Education and Society, (19), 15–27. Retrieved from https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1504

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.