EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E CURRÍCULO: ANALISANDO AS TEORIAS DECOLONIAIS E PÓS-CRÍTICAS ENQUANTO CAMINHOS TRANSPASSADORES DA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6798

Palavras-chave:

Currículo, Educação Escolar Quilombola, Teoria Decolonial, Teoria Pós-crítica

Resumo

O presente artigo apresenta uma breve discussão conceitual sobre a relevância da diversidade e da identidade nos currículos da Educação Escolar Quilombola sob uma perspectiva decolonial, tendo em vista os enormes desafios das escolas quilombolas em prol de atividades educacionais e curriculares que considerem as especificidades das comunidades e dos alunos enquanto sujeitos epistêmicos e curriculantes. Para tanto, utilizou-se da abordagem qualitativa, exploratória e analítica, para investigar documentos oficiais como a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para a Educação Escolar Quilombola. Além disso, realizou um levantamento bibliográfico da legislação e atos normativos pertinentes a esta modalidade educativa, e da literatura hodierna sobre as teorias pós-críticas de currículo e da teoria decolonial. A metodologia utilizada permitiu compreender que o objeto de investigação está inserido num contexto de disputas de narrativas políticas, históricas, culturais e sociais.

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Biografia do Autor

Polline Almeida de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2024) e Mestre em Ensino e Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB (2019). É professora efetiva de História pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e estuda as histórias, vivências, questões identitárias e práticas educativas desenvolvidas em Comunidades Quilombolas. 

Marcelo Gomes da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil. Campus Soane Nazaré de Andrade, Rod. Jorge Amado, Km 16 - Salobrinho, Ilhéus - BA, 45662-900

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Almeida de Oliveira, P., & Gomes da Silva, M. (2025). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E CURRÍCULO: ANALISANDO AS TEORIAS DECOLONIAIS E PÓS-CRÍTICAS ENQUANTO CAMINHOS TRANSPASSADORES DA BNCC. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6798

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