SEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA ESCOLA: TRAJETOS DISCURSIVOS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6491

Palavras-chave:

Diversidade sexual, Homofobia, Formação docente, Educação Sexual

Resumo

Este estudo investiga as percepções e práticas de professoras e professores sobre diversidade sexual e homofobia em duas escolas públicas de ensino médio integral. O objetivo é compreender como esses profissionais da educação abordam questões relacionadas à sexualidade, gênero e homofobia no ambiente escolar, além de verificar suas práticas pedagógicas e posicionamentos institucionais. A pesquisa qualitativa, realizada com 27 docentes, utilizou questionário semiestruturado e análise temática. Destaca-se como limitação metodológica o uso exclusivo de questionários online para um tema sensível que demandaria maior proximidade e aprofundamento das narrativas. Os resultados, organizados em quatro trajetos temáticos, revelaram ausência de capacitação específica em educação sexual, compreensões heterogêneas sobre orientação sexual e identidade de gênero, e desafios significativos no acolhimento de estudantes LGBTQIA+. De modo paradoxal, apesar da falta de formação, as professoras e os professores acreditam no papel da escola na redução da homofobia. Os achados evidenciam intersecções importantes entre gênero, sexualidade e marcadores como raça e classe social, indicando a necessidade de transformação estrutural na educação brasileira, incluindo políticas educacionais efetivas e implementação da educação sexual desde os anos iniciais.

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Biografia do Autor

Gustavo Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Jataí

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES-2021). Professor substituto nos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Jataí (UFJ).  Seus interesses de pesquisa incluem: sexualidades, homofobia, educação inclusiva, transtornos do espectro autista (TEA). E-mail: santos.gustavo@ufj.edu.br

Vivianne Oliveira Gomes, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Ciências da Atividade Física e do Esporte (2012) pela Universidad de Castilla La Mancha (UCLM-Espanha) e Pós-Doutora em Psicologia na Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal). Docente Associada dos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJ (PPGE-UFJ). Temas de pesquisa: Imagem Corporal, Formação Humana na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica; Relações de Gênero; Corpo, Sexualidades e Educação; Produção de Subjetividades, Gênero e Espaços Educativos (pedagogia escolar e pedagogia cultural); Políticas Sociais, Educação e Gênero.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Ferreira dos Santos, G., & Oliveira Gomes, V. (2025). SEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA ESCOLA: TRAJETOS DISCURSIVOS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6491

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