CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DOS PESQUISADORES EDUCACIONAIS A PARTIR DE RELATOS SOBRE SEUS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6007

Palavras-chave:

Autonomia, Pesquisa em Educação, Formação de pesquisadores educacionais

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que teve como objetivo caracterizar a autonomia de pesquisadores educacionais a partir das relações que eles estabeleceram em seus processos de formação e prática profissional. Os dados foram obtidos a partir de relatos apresentados por esses profissionais em um questionário disponibilizado em uma plataforma on-line. As análises foram fundamentadas na abordagem qualitativa e na técnica de Análise de Conteúdo, com o uso de categorias a priori provenientes de um instrumento analítico que elaboramos. Dentre os resultados, caracterizamos a autonomia dos pesquisadores educacionais sob a presença e ausência do interesse e da liberdade, em relações que envolveram o exercício da ética, habilidades e disposições políticas, e o desenvolvimento do próprio conhecimento. Em algumas situações, os pesquisadores também realizaram suas pesquisas sob o exercício da docência, com ênfase nas relações para negociar recursos, atender aos seus interesses sobre a escolha da área e dos temas de pesquisa, e para aprimorar o próprio conhecimento. Concluímos a respeito da relevância da autonomia para a formação e atuação dos pesquisadores; da prática de valores, como a responsabilidade, o respeito, e o diálogo; da capacidade do instrumento de análise utilizado; e de possíveis encaminhamentos para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Elaine da Silva Machado, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista de Pós-doutorado (CNPq), no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: elainemachado.bio@gmail.com.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação, Universidade de São Paulo (USP). Professor Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  E-mail: sergioarruda@uel.br.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.  E-mails: marinezpassos@uel.br e marinez@uenp.edu.br.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

da Silva Machado, E., de Mello Arruda, S., & Meneghello Passos, M. (2025). CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DOS PESQUISADORES EDUCACIONAIS A PARTIR DE RELATOS SOBRE SEUS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6007

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