(COM)PARTILHANDO O SENTIDO DE SER PESQUISADOR-INICIANTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • GEIDA MARIA CAVALCANTI DE SOUSA

Palabras clave:

pesquisador-iniciant, pedagogia, psicologia humanista, perspectiva fenomenológica

Resumen

Este estudo propõe-se a descrever as situações vividas na sala de aula, revelando modos de ser pesquisador-iniciante, durante o ensino-aprendizagem da disciplina OrientaçãoMonográfica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina, da Universidade de Pernambuco, em 2003. Inspirado na psicologia humanista e numa perspectiva fenomenológica, esse envolveu estudantes, apresentando experiências, vivências, dados coletados, principalmente, através da observação participante, diário de campo e depoimentos escritos. A Abordagem Centrada na Pessoa desencadeia um processo de mudanças internas e externas, levando o pesquisador-iniciante a se perceber enquanto pessoa, investindo na construção e reconstrução de novos saberes, tendo a pesquisa como suporte necessário à formação do professor. Ser pesquisador é conviver com angústias, dores, desejos, sonhos, possibilidades e limites, num processo em que a dimensão afetiva não pode ser negada

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Biografía del autor/a

GEIDA MARIA CAVALCANTI DE SOUSA

Professora da Universidade de Pernambuco Faculdade de Formação de Professores de Petrolina.

Citas

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Publicado

2004-06-15

Cómo citar

CAVALCANTI DE SOUSA, G. M. . (2004). (COM)PARTILHANDO O SENTIDO DE SER PESQUISADOR-INICIANTE NO CURSO DE PEDAGOGIA. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (10), 20–26. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1586

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