A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula

Autores/as

  • ELIANA DE SOUSA ALENCAR Universidade Federal do Piauí

Palabras clave:

Fracasso escolar, Relações interpessoais, Profissão docente

Resumen

Esse relato apresenta parte dos resultados alcançados com a pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Teresina que teve como objetivo: analisar a forma como as relações interpessoais que se desenvolvem no contexto da sala de aula, sobretudo entre professores e alunos, podem mediar a construção do fracasso escolar. Os dados foram obtidos por meio de observação participante com o uso de diário de campo, e, também, com o uso de entrevistas realizadas com professores e alunos. De uso desses instrumentos, coletamos dados que nos permitiram analisar aspectos relativos à formação profissional, aos saberes docentes e às práticas pedagógicas, elementos que têm servido para orientar as relações interpessoais desenvolvidas no cotidiano da prática educativa. Os resultados alcançados com essa categoria apontam na direção de que as relações que estão se constituindo, entre professores e alunos, mediadas por esses elementos, vêm de fato contribuindo com a construção do fracasso escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ELIANA DE SOUSA ALENCAR, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI; Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia de Educação (NEPPED – UFPI); Professora da Faculdade Piauiense – ISE; Supervisora de Ensino da Rede Pública Estadual. 

Citas

GOMEZ, A. I. P. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÀN, J. G. E.; GOMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MIZUKAMI, M.da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto, 1995.

PATTO, M. H. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo. Casa do Psicólogo, 1999.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PIMENTA, S. G. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: pimenta, s. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2005.

PLACCO, V. M. N. De l. Psicologia da educação e prática docente: relações pessoais e pedagógicas em sala de aula? In. TIBALE, E.F.A.; CHAVES, S. M. (Orgs). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de janeiro: DP&A, 2003.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003.

SEVERINO, A. J. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, R. L. L. (Org). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 2003.

Publicado

2008-12-15

Cómo citar

DE SOUSA ALENCAR, E. . (2008). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (19), 184–193. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a