A ARTE NA SENSIBILIDADE DO PENSAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores/as

  • GABRIELA DE ANGELIS BARROS Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Arte, Educação, Sensibilização

Resumen

Este artigo tem como objetivo explicitar o potencial educativo da arte no ambiente escolar, como contribuição na sensibilização do pensamento do educando. O tema relaciona a função social da arte na sociedade e a exteriorização do pensamento humano, através da criação de formas e símbolos que estão incorporados no mundo do trabalho, e que interfere sensivelmente na produção artística. Por esta razão, o presente estudo verificou que a arte contribui sensivelmente com o desenvolvimento educacional dos alunos, pois ela tem um papel significativo no processo criativo na formação do pensamento. Desta forma, evidencia que a arte, como campo de conhecimento, está conectada com a apreensão da realidade e deve estar inserida no processo educacional, como formadora de valores e opiniões que contribuem na formação do pensamento humano.

Descargas

Biografía del autor/a

GABRIELA DE ANGELIS BARROS, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Rede Municipal de Ensino de Maringá, pedagoga do Estado do Paraná, professora da Faculdade FAINSEP (Maingá) e Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Paraná.

Citas

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1985.

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por que arte-educação? 6. ed. Campinas: Papirus, 1991.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

LANIER, Vincent. Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 43- 55.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. A estética de uma ética sem barreiras. In: ANDRIES, André (Org.). Caderno de textos: educação, arte, inclusão. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p.11-17, 2002.

MENEZES, Izabel Dantas. Arte em movimento: a potencialidade da arte na formação de educadores. Revista da FAEEBA. Educação na contemporaneidade, Salvador, v.15, n. 25, p. 185-200, jan./jun. 2006.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Interações sociais e desenvolvimento: a perspectiva sócio-histórica. Cadernos Cedes. Implicações Pedagógicas do Modelo Histórico Cultural, São Paulo, n. 35, p. 51-63, 1995.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Arte e educação política: Resistir sim! Curitiba: Escola de Música e Belas-Artes do Paraná. Anais IV Fórum de Pesquisa Científica em arte, 2006.

______. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Coleção polêmicas do nosso tempo, 84).

______. A arte no cotidiano: consciência e autoconsciência. Curitiba: Escola de Música e Belas-Artes do Paraná. Anais IV Fórum de Pesquisa Científica em arte, 2005.

PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade? 5. ed. São Paulo: Summus, 1973.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1958.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As idéias estéticas de Marx. 2. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1978.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

2012-12-11

Cómo citar

BARROS, G. D. A. . (2012). A ARTE NA SENSIBILIDADE DO PENSAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (24), 93–112. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1419

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.