TUTORES DE RESILIÊNCIA: INTERVENÇÃO COM EDUCADORES DE ABRIGOS

Autores/as

  • VANIA CONSELHEIRO SEQUEIRA Universidade Católica de São Paulo
  • CLAUDIA STELLA Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8629

Palabras clave:

Resiliência, Abrigo, Educadores, Medida de proteção, Estatuto da Criança e do Adolescente

Resumen

O acolhimento em abrigos é uma medida de proteção aplicada nos casos de crianças e adolescentes com direitos violados, em situações de violência ou negligência, potencialmente traumáticas, e a superação dessas adversidades tem sido preocupação dos profissionais da área da psicologia social. Nesse sentido, a resiliência torna-se uma ferramenta importante de intervenção nessa área. Ela é entendida, a partir de Boris Cyrulnik (2001), como a capacidade humana de superar situações traumáticas e de se desenvolver de forma plena. Esse artigo apresenta uma pesquisa ação (participatory action research), em um abrigo da cidade de São Paulo, que teve como objetivo investigar e desenvolver em educadores sociais, a possibilidade de se tornarem tutores de resiliência. A conclusão desse trabalho é de que os educadores possuem potencial para tornarem-se tutores de resiliência, já que apresentaram sensibilidade e boa vinculação afetiva com as crianças, embora precisem promover mais espaços no cotidiano para que ocorram as interações afetivas.

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Biografía del autor/a

VANIA CONSELHEIRO SEQUEIRA, Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga, Psicanalista. Pós-doutoranda em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutora em Antropologia pela PUC/SP (2005). Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC São Paulo (2000). Professora Adjunta na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Supervisora de Psicologia Jurídica e coordenadora do LEVV – Laboratório Estudos da Violência e Vulnerabilidade social na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Grupo de Pesquisa – CNPq). 

CLAUDIA STELLA, Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga, mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Supervisora de Psicologia Comunitária. Atua como professora adjunta na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do LEVV – Laboratório Estudos da Violência e Vulnerabilidade social na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Grupo de Pesquisa – CNPq).

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Publicado

2015-04-27

Cómo citar

CONSELHEIRO SEQUEIRA, V. ., & STELLA, C. . (2015). TUTORES DE RESILIÊNCIA: INTERVENÇÃO COM EDUCADORES DE ABRIGOS. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (32), 135–160. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8629

Número

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