CONOCIMIENTOS Y PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN LA ENSEÑANZA: CONTRIBUCIONES DE LOS CURSOS DE ESPECIALIZACIÓN LATO SENSU EN LA EDUCACIÓN CONTINUA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6649

Palabras clave:

Educación continua, Educación básica, Especialización lato sensu, Práctica docente, Conocimiento pedagógico

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo investigar cómo los cursos de especialización lato sensu contribuyen a la mejora del conocimiento pedagógico y de las prácticas de enseñanza, especialmente en los años iniciales de la escuela primaria. Se trata de una revisión integradora de la literatura, con enfoque cualitativo y carácter exploratorio, basada en el modelo propuesto por Whittemore y Knafl (2005). La búsqueda se realizó en los portales de Periódicos CAPES, Scielo, Oasisbr y SISTEBIB, considerando publicaciones entre 2014 y 2024. Luego de aplicar los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron diez estudios (siete artículos, dos disertaciones y una tesis) que abordaron experiencias de formación en diferentes contextos regionales de Brasil, con énfasis en la región Norte. Los resultados revelan que los cursos lato sensu tienen el potencial de fortalecer la identidad profesional de los docentes, fomentar prácticas pedagógicas más reflexivas y promover enfoques interdisciplinarios, especialmente cuando hay integración entre la teoría y la práctica. También se destacaron limitaciones como la falta de políticas públicas estructurantes, barreras de acceso y debilidades teóricas en algunas formaciones. Se concluye que la efectividad de estos cursos está vinculada a la alineación con las demandas contextuales de los educadores y a la inversión en estrategias que aseguren la calidad, la continuidad y la inclusión.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosany Silva Diniz Figueiredo, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia, pelo Centro Universitário do Norte (2011), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia, pela Uniasselvi (2019). Atuou no ano de 2022 como Profa. Preceptora do Núcleo de Pesquisa 03 - Indisciplinas e Violências pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Trabalhou no Colégio Militar da Polícia Militar CMPM - I (2016 - 2022).Mediadora de Vida Escolar (Educação Inclusiva). Áreas de interesse: Educação em Ciências e Matemática; Metodologias Ativas; Tecnologias Educacionais e Formação de professores.

Alcides de Castro Amorim Neto , Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Tecnologia Elétrica pelo UTAM (UEA)  e em Matemática pela UFAM, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNINORTE, Mestre em Matemática Pura com ênfase em Geometria Diferencial pela UFAM  e Doutor em Clima e Ambiente com ênfase em Interações Biosfera-Atmosfera da Amazônia pela UEA/INPA. Tem experiência no Ensino Superior em Matemática Pura, Aplicada e Educação Matemática. Atualmente, Professor Associado e Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática Modular e Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Ciências na Amazônia e do Mestrado Profissionalizante em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, ambos da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Citas

AMAZONAS. Lei nº 4.183, de 30 de junho de 2015. Institui o Plano Estadual de Educação do Amazonas (PEE/AM). Diário Oficial do Estado, Manaus, AM, 30 jun. 2015.

BRASIL. Decreto n.º 29.741/1951. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-29741-11-julho-1951-336144-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 10 jan. 2025.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jan. 2025.

BRASIL. Lei n.º 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 nov. 1968.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 dez. 1961.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018. Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 977, de 13 de dezembro de 1965. Definição dos cursos de Pós-Graduação. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/parecer-cesu-977-1965pdf Acesso em: abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CFE n.º 14, de 23 de novembro de 1977.

CAVALCANTE, P.; SILVA JÚNIOR, J. N. B.; SILVA, A. C. Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes. Brazilian Applied Science Review, v. 2, n. 2, p. 724-733, 2018.

CRUZ, M. S. V. Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectiva ecossistêmica. 2019. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.

FAUSTINO-FERBER, A. P.; HASS, C. M. Motivos que levam os alunos à evasão em cursos de pós-graduação lato sensu em instituição pública de educação. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 31-55, 2021.

FONSECA, M.; FONSECA, D.M. A gestão acadêmica da pós-graduação lato sensu: o papel do coordenador para a qualidade dos cursos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 1, p. 151-164, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GADOTTI, M. Educação e transformação social. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1355-1379, 2010.

GOMES, M. L. M.; GINO, A. S.; CARDOSO, S. D. L.; ZAIDAN, S. Encontros e desencontros entre professores de matemática e professores que ensinam matemática em um curso de formação continuada. Educação em Revista, v. 31, n. 4, p. 305-329, 2015.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS (IFAM). Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Manaus: IFAM, 2023. Disponível em: https://www2.ifam.edu.br/pro-reitorias/ensino/proen/guia-de-cursos/licenciatuas/formaco-pedagogica. Acesso em: 20 abr. 2025.

KANAN, L. A.; LIMA, L. C. Educação ambiental: formação continuada de professores da educação básica por meio da ecologia da ação. Observatório de la economía latinoamericana, v. 21, n. 10, p. 18484-18501, 2023.

LEAL, F. L. A.; AMORIM, A. L. N.; LOPES, D. M. C. Formação de professores da educação infantil: experiências do curso de especialização em docência. Cadernos CEDES, v. 43, n. 119, p. 119-129, 2023.

LO BIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4a ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.

LOCATELLI, C. A pós-graduação para os professores da educação básica: um estudo a partir dos planos estaduais de educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e70684, 2021.

MACIEL, E. UEA forma 2 mil professores em curso de especialização com Seduc. BNC Amazonas, 18 dez. 2023. Disponível em: https://bncamazonas.com.br/municipios/uea-forma-2-mil-professores-em-curso-de-especializacao-com-seduc/. Acesso em: 20 abr. 2025.

MAGALHÃES, L. S. A Pós-Graduação em Educação na Região Norte e a CAPES: avaliação, indução e autoavaliação-planejamento. 2023. 278f. 2023. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.

NICODEMOS, A.; SILVA, A. Evasão e permanência: a experiência de um curso de especialização para professores em contexto remoto. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 32, n. 124, p. 1-21, 2024.

NÓVOA, A. Os professores ea sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p. e84910, 2019.

OLIVEIRA, A. A.; PESSOA, C. A. S. Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para a formação docente. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 20, n. 2, 2018.

OLIVEIRA, F. B. Origem e evolução dos cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 19-33, jan.-mar. 1995.

PEREIRA, G. R.; PAULA, L. M. D.; PAULA, L. M. D.; COUTINHO-SILVA, R. Formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica: impacto do programa formativo de um museu de ciência a partir do viés crítico-reflexivo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, p. e2470, 2017.

PEREIRA, S. M. C. Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil. 2016. 131 f. 2021. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. Disponível em: http://tede. ufam. edu. br/handle/tede/6017. Acessado em: 10 de jan. de 2025.

PILATI, O. Especialização: falácia ou conhecimento aprofundado? Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 3, n. 5, p. 7-26, jun. 2006.

POLIT, D. F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. ed., Porto Alegre: Artmed; 2004.

SANTOS, A. R. J.; OLIVEIRA, C. C. A RESPEITO DE GIRASSÓIS: a questão conceitual do trabalho docente no âmbito da formação de professores em curso de pós-graduação lato sensu. Momento-Diálogos em Educação, v. 27, n. 2, p. 285-298, 2018.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO ESCOLAR DO AMAZONAS. Educa+ Amazonas. Disponível em: https://antigo.seduc.am.gov.br/educa-amazonas/. Acesso em: 20 abr. 2025.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO ESCOLAR DO AMAZONAS. Mais de 2 mil professores concluem curso promovido pela UEA e Secretaria de Educação. Disponível em: https://antigo.seduc.am.gov.br/mais-de-2-mil-professores-concluem-curso-promovido-pela-uea-e-secretaria-de-educacao/. Acesso em: 20 abr. 2025.

SILVA, L. F. A formação continuada de professores da educação básica no Brasil: realidades e necessidades. Revista OWL (OWL Journal)-Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, v. 2, n. 1, p. 212-224, 2024.

SILVA, R. C.; OLIVEIRA, A. C. Educação do Campo e práticas pedagógicas: uma experiência no Amazonas. Revista Desenvolvimento e Educação Social, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 1–22, 2023.

SOARES, M. P. S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 151-171, 2020.

VIEIRA, A. B.; GONÇALVES, C. B. Formação continuada de professores da educação básica no Amazonas: análise de resultados. EccoS–Revista Científica, n. 71, p. e25480-e25480, 2024.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing, v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005.

Publicado

2025-05-23

Cómo citar

Silva Diniz Figueiredo, R., & de Castro Amorim Neto , A. (2025). CONOCIMIENTOS Y PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN LA ENSEÑANZA: CONTRIBUCIONES DE LOS CURSOS DE ESPECIALIZACIÓN LATO SENSU EN LA EDUCACIÓN CONTINUA. Lenguaje, Educación Y Sociedad , 29(60), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6649

Artículos similares

<< < 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.