FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.5670

Palavras-chave:

Avaliação externa;, Trabalho docente;, Efeito retroativo;, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Pesquisas concentradas nas áreas da Educação e da Linguística Aplicada têm nos mostrado que as atividades escolares desenvolvidas nas instituições brasileiras de ensino fundamental e médio funcionam sob forte influência de avaliações externas, sobretudo, quando o assunto é a presença desses instrumentos na prática escolar de professores/as, principalmente, no que concernem aos seus efeitos retroativos, nem sempre desejados por parte da comunidade escolar, e a repercussão direta no trabalho do dia a dia realizado pelos profissionais responsáveis pelas ações pedagógicas e didáticas. Considerando esse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que investigou as formas da manifestação da interferência da avaliação externa na prática de ensino de Língua Portuguesa de professores/as do Ensino Fundamental – Anos Finais. Para isso, adotamos como pressupostos teóricos estudos sobre avaliação da aprendizagem, instrumentos e formas de avaliação e trabalho docente. Para analisar o problema em foco, tomamos a prática de ensino de forma representada tanto pela voz de professoras de língua portuguesa de oito escolas da rede pública estadual de uma região do Estado da Paraíba quanto pelos materiais didáticos representativos de suas ações em relação ao ensino de língua portuguesa. Os resultados e as considerações da pesquisa apontaram para uma manifestação da interferência da avaliação externa que se dá pelo foco no conteúdo prescrito pelo SAEB e pela responsabilização docente atribuída aos sujeitos envolvidos nesse processo.

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Biografia do Autor

Erick Breno de Jesus Oliveira Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil.  E-mail: brenoerickb@gmail.com.

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil. E-mail: eluizrafael@gmail.com.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Silva, E. B. de J. O., & Rafael, E. L. (2025). FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.5670

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