O DIFERENCIAL DA PESQUISA SOCIOPOÉTICA: Encontros e bifurcações face aos grupos rogerianos e as respectivas abordagens de pesquisa lewiniana, existencial e participante

Authors

  • SANDRA HAYDÉE PETIT Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Sociopoética, Formas de pesquisas coletivas, Diferencial do método

Abstract

A Sociopoética é uma abordagem de pesquisa que propõe ao grupo alvo da investigação se transformar em copesquisador de um tema gerador sobre o qual irá produzir conceitos desterritorializados perpassados de afetos – “confetos”, no âmbito de oficinas facilitadas pelo/a pesquisador/a oficial. Apesar de se distinguir pela recorrência ao corpo enquanto fonte de conhecimento, a Sociopoética é comumente confundida com outras formas de investigações realizadas em grupo. Pergunta-se: até que ponto a Sociopoética se diferencia notadamente da pesquisa-ação (lewiniana/existencial) e da pesquisa participante? Ou se tem a ver com as terapias grupais de Carl Rogers? Este artigo tem como objetivo trazer a compreensão do que a Sociopoética busca enquanto método. Para tanto, explora as convergências e diferenciações para com os referenciais acima mencionados, os quais têm em comum utilizarem o grupo como dispositivo de construção coletiva de conhecimento, mostrando as ênfases específicas da Sociopoética ao realizar o intuito de transformar para conhecer.

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Author Biography

SANDRA HAYDÉE PETIT, Universidade Federal do Ceará

Professora da Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Ciências da Educação pelo Universite de Paris VIII, França. 

References

ADAD Shara Jane e PETIT, Sandra Haydée: Ideias sobre confetos e o diferencial da Sociopoética. Entrelugares – Revista eletrônica de Sociopoética e Abordagens afins, v. 1. n. 2, mar/ ago 2009. http://www.entrelugares.ufc.br.

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Published

2012-04-11

How to Cite

HAYDÉE PETIT, S. . (2012). O DIFERENCIAL DA PESQUISA SOCIOPOÉTICA: Encontros e bifurcações face aos grupos rogerianos e as respectivas abordagens de pesquisa lewiniana, existencial e participante. Languages, Education and Society, (25), 149–166. Retrieved from https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1410

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