A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10977

Palabras clave:

Pesquisa narrativa, Ciclo de vida profissional docente, Temporalidade, Experiência

Resumen

Trazemos neste texto algumas reflexões fruto de um estudo teórico-bibliográfico situando o tema da temporalidade da experiência na docência na pesquisa narrativa no contexto do ciclo de vida profissional de professores. O objetivo geral busca: compreender as contribuições da experiência temporal da docência na pesquisa narrativa pelo ciclo de vida profissional de professores. A questão mobilizadora no artigo é: Qual o sentido de pensarmos a dimensão experiencial temporalizante da docência na pesquisa narrativa focando o ciclo de vida profissional de professores? A fundamentação teóricoepistemológica está embasada nos estudos da pesquisa narrativa e do ciclo de vida profissional de professores à luz de Huberman (2000), Gonçalves (2009), Bolívar (2002), Ricoeur (2010), Josso (2010), Goodson (2019), entre outros. Os resultados da pesquisa mostram a atualidade dos estudos acerca do ciclo de vida profissional de professores, que reflete-se na riqueza atribuída à experiência subjetiva pela qual tece cada sujeito em seus respectivos momentos e etapas da vida profissional, bem como, as múltiplas implicações que o afetam com diferentes intensidades, sensações e particularidades que conseguem perceber, refletir e revelar narrativamente. Do ponto de vista da pesquisa narrativa a dimensão de formação e (auto)formação foi possível se consolidar potencialmente para o pesquisador e os sujeitos participantes da pesquisa, dimensões essas em que podem ser aludidas pelas histórias narrativas desveladas e o próprio movimento de ser, fazer e pensar a vida, a formação e o desenvolvimento profissional a partir do outro que nos constitui.

Descargas

Biografía del autor/a

MARIA DIVINA FERREIRA LIMA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professora Permanente do Programa de PósGraduação em Educação (PPGED/UFPI). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE). Ministra as seguintes disciplinas na graduação: Didática geral. E na pós-graduação em educação: Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação.

JOELSON DE SOUSA MORAIS, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CNPQ).

Citas

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. 3ªed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8.ed São Paulo: Brasiliense, 2012. p.213-240. (Obras escolhidas, vol.1)

BOLÍVAR, A. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

BRAGANÇA, I. F. de S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.7476/9788575114698>. Acesso em: 13/06/2020.

GONÇALVES, J. A. Desenvolvimento profissional e carreira docente – fases da carreira, currículo e supervisão. Sísifo: revista de ciências da educação, n.08, p.23-36, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/131/219>. Acesso em: 10/06/2020.

GOODSON, I. F. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Tradutor: Henrique Carvalho Calado; revisão da tradução: Maria Inês Petrucci-Rosa e José Pereira de Queiroz. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In.: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto editora: 2000. p.31-46.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. E ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista reflexão e ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n.2, p.04-27, jul./dez. 2011. Disponível em:

<https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444>. Acesso em: 12/06/2020.

MORAIS, J. de S. A prática pedagógica no cotidiano de professoras iniciantes: tramas e desafios do aprender e ensinar. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. 175f. Disponível em:<https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20460/1/JoelsonDeSousaMorais_DISSERT.pdf>. Acesso: 12/06/2020.

MORAIS, J. de S.; BRAGANÇA, I. F. de S. A narrativa como experiência ressignificada no tempo. In.: TAVARES, Maria Tereza Goudard et al (Orgs.). Anais do VII Seminário Vozes da Educação: resistências políticas e poética na vida e na educação. São Gonçalo, RJ: UERJ, Faculdade de Formação de Professores, 2019.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa (vol.1) Tradução Claudia Berliner. Revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

Publicado

2020-11-17

Cómo citar

FERREIRA LIMA, M. D. ., & DE SOUSA MORAIS, J. . (2020). A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (45), 118–140. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10977

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a