SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CAMPO: COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6773

Palavras-chave:

Educação do Campo, Prática educativa, Pesquisa-ação

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo geral compreender como a escola pode contribuir para problematizar com as crianças e as famílias a segurança alimentar e nutricional no campo. A metodologia consistiu na abordagem qualitativa, enfocando a pesquisa-ação, por meio da observação participante de um projeto de intervenção implementado na escola da comunidade Lages, localizada no município de Luzilândia, no estado do Piauí. Os resultados evidenciaram uma ampliação da consciência dos educandos e das famílias sobre segurança alimentar e nutricional e como podem proceder para minimizarem os problemas alimentares e nutricionais presentes na comunidade. Conclui-se que é produtivo trabalhar com projetos nas escolas do campo, em especial nas classes multisseriadas, que, por vezes, são negligenciadas pelo poder público, que não apresenta um direcionamento adequado para o trabalho educativo nessas classes. 

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Biografia do Autor

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí

 Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil.

Maria do Socorro Dias Costa, Secretaria Municipal de Educação de Luzilândia/PI

Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico em Escolas do/no Campo pela Universidade Federal do Piauí. Professora da rede municipal de educação de Luzilândia/PI. Seus interesses de pesquisa incluem: "formação de professores” e “práticas educativas”. E-mail: socorrinha97@gmail.com.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Melo, K. R. A., & Dias Costa, M. do S. (2025). SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CAMPO: COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR?. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6773

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