A EDUCAÇÃO ESCOLAR À LUZ DE PIERRE BOURDIEU: UMA LEITURA A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6454Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, Pierre Bourdieu, desigualdes, escolaResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem entre suas finalidades a pretensão de constituir espaços formativos exponenciais para a inclusão de sujeitos que não tiveram acesso à escola e ao ensino na idade própria, ou que tiveram acesso, mas não conseguiram concluir a Educação Básica. Partindo-se dos preceitos de Pierre Bourdieu, este artigo tem como objetivo geral compreender os aspectos socioeducacionais de um grupo de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza empírica e qualitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário em duas turmas da EJA, sendo uma do 7º e outra do 9º ano de uma escola municipal, localizada no município de Campina Grande, estado da Paraíba. Os resultados encontrados apontam a necessidade dos educadores reconhecerem e considerarem o capital cultural desses estudantes, proporcionando momentos de interações e reflexões sobre os diversos assuntos que envolvem a sociedade. Conclui-se assim, que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são um exemplo do retrato das desigualdades existentes no sistema educacional que legítima a cultura da classe dominante.
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