ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6308

Palavras-chave:

Intervenção, Ressignificação, Leitura literária, Ensino Médio

Resumo

A Literatura se apresenta como uma ferramenta para instigar a reestruturação das concepções dos jovens em relação à leitura literária. Nesse sentido, objetiva-se no presente estudo examinar estratégias de intervenção, que poderiam ser repensadas para ressignificar a leitura literária, no Ensino Médio, estabelecendo conexões entre personagens da Literatura Brasileira e os dilemas vivenciados por alunos. Logo, propõe-se, neste estudo, um trabalho multidisciplinar a fim de se resgatar o prazer pela leitura literária no Ensino Médio, fazendo com que os alunos reconheçam nos personagens e obras estudadas um caminho para a construção de sentido do seu processo de ensino-aprendizagem.  A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com destaque para autores como Antônio Cândido, que discute a função social da literatura em textos como O direito à literatura, e Paulo Freire, que, em A importância do ato de ler, defende a leitura como um instrumento de conscientização e transformação social. Após o levantamento teórico e a seleção das obras literárias, foi realizado um estudo de caso em uma escola pública, no qual todo o processo de intervenção e ressignificação da leitura literária foi implementado.  Ao explorar as conexões entre a Literatura e as experiências dos alunos, busca-se fortalecer o vínculo entre a leitura e a vivência dos adolescentes. Esse processo contribui para que os jovens desenvolvam uma visão mais crítica e reflexiva sobre sua realidade, ao mesmo tempo em que reconhecem a escola como um espaço de desenvolvimento pessoal e coletivo, reforçando a conexão entre conhecimento e experiência.

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Biografia do Autor

Manuela Mendes Moreira, Centro Universitário Unincor

Mestranda em Gestão, Planejamento e Ensino pelo Centro Universitário Unincor. É professora da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes e Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Seus interesses de pesquisa incluem literatura e leitura. E-mail: manuelamendesprof@gmail.com

Terezinha Richartz, Centro Universitário Unincor

Doutora em Ciências Sociais. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino do Centro Universitário Vale do Rio Verde (UninCor). Tem experiência na área de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, raça/etnia, deficiência, inclusão, formação de professores e literatura. Conta com publicação em diversos periódicos nacionais indexados. E-mail: professora.terezinharichartz@gmail.com

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Mendes Moreira, M., & Richartz, T. (2025). ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6308

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