ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6308Palavras-chave:
Intervenção, Ressignificação, Leitura literária, Ensino MédioResumo
A Literatura se apresenta como uma ferramenta para instigar a reestruturação das concepções dos jovens em relação à leitura literária. Nesse sentido, objetiva-se no presente estudo examinar estratégias de intervenção, que poderiam ser repensadas para ressignificar a leitura literária, no Ensino Médio, estabelecendo conexões entre personagens da Literatura Brasileira e os dilemas vivenciados por alunos. Logo, propõe-se, neste estudo, um trabalho multidisciplinar a fim de se resgatar o prazer pela leitura literária no Ensino Médio, fazendo com que os alunos reconheçam nos personagens e obras estudadas um caminho para a construção de sentido do seu processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com destaque para autores como Antônio Cândido, que discute a função social da literatura em textos como O direito à literatura, e Paulo Freire, que, em A importância do ato de ler, defende a leitura como um instrumento de conscientização e transformação social. Após o levantamento teórico e a seleção das obras literárias, foi realizado um estudo de caso em uma escola pública, no qual todo o processo de intervenção e ressignificação da leitura literária foi implementado. Ao explorar as conexões entre a Literatura e as experiências dos alunos, busca-se fortalecer o vínculo entre a leitura e a vivência dos adolescentes. Esse processo contribui para que os jovens desenvolvam uma visão mais crítica e reflexiva sobre sua realidade, ao mesmo tempo em que reconhecem a escola como um espaço de desenvolvimento pessoal e coletivo, reforçando a conexão entre conhecimento e experiência.
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