ATRAVESSAMENTOS ENTRE DANÇA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6167

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Dança Contemporânea, Educação Profissional

Resumo

Este estudo objetivou desvelar o Estado do Conhecimento acerca da Dança Contemporânea na EPT, considerando noções como Dança Contemporânea, Educação Profissional, Consciência do corpo e Corpo Estesiológico. Inicialmente, apresentamos as compreensões teóricas, tendo como referencial teórico a Fenomenologia de Merleau-Ponty, para, em seguida, esclarecermos os caminhos metodológicos que constituíram o Estado do Conhecimento. Ressaltamos que a fonte escolhida foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, envolvendo teses e dissertações, no período de 2008 a 2022. A busca foi do tipo “Avançada”. Logo após as buscas, descrevemos os resultados obtidos e evidenciamos algumas relações, discussões e aproximações percebidas entre nossa pesquisa e outras que foram desveladas pelo Estado do Conhecimento realizado. A partir desse movimento, nossas considerações finais apontam para uma escassez de achados que entrelaçam a Dança Contemporânea e a Educação Profissional, fortalecendo a importância da pesquisa pós-doutoral já realizada, da qual este artigo é parte, em suas contribuições para epistemologias outras na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Albano Viana, Espaço Cultural Casa da Ribeira

Doutora em Educação, com mestrado em Artes Cênicas, artista da Dança e Gestora Cultural. Realizou Pós-Doutorado no IFRN, pelo PPGEP, com uma pesquisa aplicada que entrelaçou Dança Contemporânea e Educação Profissional, sendo participante do Grupo de Pesquisa Observatório da Diversidade. Desenvolve desde 2010 um trabalho que integra dança, artes visuais, a expressividade das subjetividades e, mais recentemente, a espacialidade como elementos fundantes nos seus estudos, escritos, preparações corporais, oficinas, aulas, processos de criação e espetáculos. 

Avelino Aldo de Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paul Valéry - Montpellier III e pela UFRN. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional/IFRN e em Educação/UFRN. Atualmente, tem por campo empírico e epistemológico a Educação e por recurso teórico-metodológico os Estudos Discursivos Foucaultianos, a fim de desenvolver e orientar pesquisas sobre vulnerabilidade, sofrimento e reconhecimento de direitos.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Albano Viana, A. C., & de Lima Neto, A. A. (2025). ATRAVESSAMENTOS ENTRE DANÇA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(61), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6167

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