A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: OS DIÁRIOS FORMATIVOS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6090Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente, Coordenação pedagógica, Diários formativosResumo
O artigo versa sobre desenvolvimento profissional docente, sob o olhar e a atuação da Coordenação Pedagógica, por meio da produção de diários, com vistas à ressignificação da trajetória formativa. Desse modo, objetivou-se analisar a repercussão do desenvolvimento profissional docente na atuação das Coordenadoras Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana/RS. A metodologia de pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa de cunho narrativo. Os instrumentos de levantamento de informações foram os diários de seis Coordenadoras Pedagógicas, produzidos em encontros mensais de formação continuada. A análise e a interpretação dos dados fundamentou-se na Análise Textual Discursiva (ATD), em que emergiram três categorias de análise: Prática Pedagógica, Currículo e Coordenação Pedagógica. Os resultados apontam que os Diários Formativos constituem-se em potencial formativo, uma vez que proporcionam a reflexão das Coordenadoras Pedagógicas, possibilitando novos olhares, novas percepções e mudanças acerca da atuação e da formação dessas profissionais.
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