REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30)

Authors

  • Maria Celia M. de Moraes UFSC

Keywords:

Reformas de ensino, politica, ideologia, história da educação

Abstract

O artigo visa discutir a presença de Francisco Campos na educação brasileira nos anos vinte e trinta, desde século. Ademais, procura demonstrar as formas e os modos pelos quais o campo educacional se constituiu em uma importante mediação para sua estratégia política mais ampla, qual seja, a da construção, no brasil, de um estado nação centralizador, moderno e anti-liberal. Seu papel como Secretario dos Negócios da Educação e Saúde Pública (1930-1932), suas reformas do ensino, e as alianças políticas que estabeleceu (no Estado de Minas Gereis e na Administração Federal) foram sempre forte apoio a esta estratégia. Nesse contexto, Campos fez do campo da educação um palco para seus propósitos políticos e ideológicos.

 

Downloads

Published

2001-04-15

How to Cite

de Moraes , M. C. M. . (2001). REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) . Languages, Education and Society, (6). Retrieved from https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2544

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.