ARTHUR RAMOS E A ANÁLISE DA CRIANÇA - PROBLEMA (RIO DE JANEIRO 1930-1940)

Autores/as

  • RONALDO AURÉLIO GIMENES GARCIA

Palabras clave:

História, Educação, Arthur Ramos, Higiene Mental, Criança Problema

Resumen

A história da educação apresenta hoje uma amplitude muito grande de temas de estudo, no entanto essa historiografia perdeu a sua função teológica, o que empobreceu o seu sentido político e social no interior das ciências da educação. É necessário retornar a sua função sócio-política, sem contudo abrir mão da diversidade temática conquistada. É com essa perspectiva que procuramos reconstituir criticamente a trajetória de Arthur Ramos junto ao Serviço de Saúde Mental do Rio de Janeiro, que fora instalado como parte da reforma educacional de Anísio Teixeira. Na realidade, foi uma experiência de curta duração, tendo em vista que a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas abandonou o referido projeto em função de um ensino disciplinador e autoritário. O termo criança problema foi desenvolvido por Ramos para afastar a idéia, muito comum na época, de “anormal”. Segundo o autor a criança problema é fruto das precárias condições sociais e culturais que o meio exerce sobre a personalidade dos menores. A função do serviço de higiene mental seria prever distúrbios e recuperar as crianças afetadas.

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Biografía del autor/a

RONALDO AURÉLIO GIMENES GARCIA

Doutorando em Educação (UFSCar) Bolsista do Programa Bolsa Mestrado da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Orientador Prof°. Dr°. Amarílio Ferreira Júnior

Citas

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Publicado

2006-06-15

Cómo citar

GIMENES GARCIA, R. A. . (2006). ARTHUR RAMOS E A ANÁLISE DA CRIANÇA - PROBLEMA (RIO DE JANEIRO 1930-1940). Lenguaje, Educación Y Sociedad , (14), 59–73. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1560

Número

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Artigos

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